Movimento, Ação e Gesto
SubtítuloEstados e Observação: práticas em mímesis corpórea
AC200 - A
Disciplina prática intensiva oferecida na primeira metade do segundo semestre: de 12 a 24 de setembro de 2022, de segunda a sexta das 09 às 12hs. No sábado, dia 17/09, das 09 às 13h e das 14 às 17h. No sábado, dia 24/09, das 09 às 13h e das 14 às 18h. Local: Sede do LUME (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo. Próximo à Moradia dos Estudantes).
Frequência (mínimo de 75%) e participação nas aulas.
Compartilhamento do processo junto à turma.
Reflexão escrita a respeito das práticas vivenciadas e as conexões com as pesquisas individuais.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006.
FERRACINI, Renato; HIRSON, Raquel Scotti; COLLA, Ana Cristina. (org). Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos. Campinas: Editora da UNICAMP e FAPESP, 2020.
HIRSON, Raquel Scotti; COLLA, Ana Cristina; FERRACINI, Renato. O Estado da Arte do Procedimento de Mímesis Corpórea do Lume. Urdimento (UDESC), v.2, p. 112-127, 2017. https://doi.org/10.5965/1414573102292017112
HIRSON, Raquel Scotti. Desdobramentos do Olhar. Anais X Congresso da ABRACE. v. 19, n. 1, 2018.
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3851
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis peformativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
A disciplina aborda procedimentos de criação de estados corporais que nos conectam com camadas de percepção com potencial para alavancar observações de si, de espaços, coisas, figuras, palavras, conectando-nos às suas materialidades e invisibilidades. A abordagem sugere um treinamento poroso, que transborde as fronteiras dos estudos de atuação e se mantenha em diálogo interdependente e relacional.
A proposta é o envolvimento em práticas de observação e em seus procedimentos pedagógicos e de criação, de modo a proporcionar um espaço no qual as pesquisas individuais possam ser desenvolvidas e compartilhadas sob o viés da mímesis corpórea, metodologia criada no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
Na mímesis corpórea, o pensamento-corpo se constrói a partir da observação de estímulos diversos, que podem ser eles: figuras (fotografia, pintura, escultura); animais; poesias/ textos; monumentos; música; pessoas; memória; imagens/fantasias/sonho. Essa tensão (zona de confluência) que acontece entre uma coisa e outra é algo que atravessa, necessariamente, quem observa, gerando um estado de abertura que se completa em impulso-ação mimética, ou seja, ação no espaço. Tratam-se de procedimentos que resultam devires-outro-em ação.
Aulas práticas contendo elementos do treinamento e procedimentos em mímesis corpórea desenvolvidos no Lume.
Criação e compartilhamento de uma proposta de organização das corporeidades ativadas no processo da disciplina.
Compartilhamento das pesquisas individuais.
Discussões sobre os princípios pedagógicos e de criação desenvolvidos.
Discussões sobre os textos propostos para leitura.
Material a ser levado desde o primeiro dia de aula, que dialogue com a pesquisa que está sendo desenvolvida no PPG Artes da Cena ou alguma pesquisa em processo ou projeto de pesquisa:
- 10 figuras impressas que possam ser afixadas na parede, com dimensão aproximada de 20X30cm, procurando diversificar entre imagens de pessoas (não somente posadas, mas também em movimento), animais e paisagens.
- 03 excertos curtos de textos literários (máximo uma página cada), impressos.