Turma AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais - Turma A

Nome

Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais

Subtítulo

Espaços formais e não-formais

Cód. Disciplina - Turma

AV038 - A


Sala AP10
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lucia Helena Reily

Selma Machado Simão

Critério de Avaliação

Leitura de textos e participação nas discussões;

Realização de seminário sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina;

Produção de trabalho acadêmico final sobre tema relacionado ao conteúdo da disciplina

Bibliografia

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998. Introdução XIV-XL  capítulo

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

____.Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. In: Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. R.G.S: Artes Médicas, 2000.

IRWIN, Rita. A/r/tografy: a metonimic mestissage. In: A/rtograpy: Rendering Self through Arts-Based Living Inquiring. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004. p. 27-39.

Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.

MACGREGOR, J. Metamorphosis – The Fiber Art of Judith Scott: The Outsider Artist and the Experience of Down's Syndrome. Los Angeles: Creative Growth Art Center, 1999. 

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.

MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Editora UFPR Educar, Curitiba, n. 33, p. 205-220, 2009. 

REILY, L. & POMPEU E SILVA, J.O.M. Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003. Capítulo 1 - pg. 13-36.

SALLES, Cecília Almeida. Crítica de Processo - Um estudo de caso. Cienc. Cult. vol.59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007VON SIMSON, Olga R. M.; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs) Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da UNICAMP/Centro de memória, 2001.

 

 

Conteúdo

Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;

O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;

Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.

Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.

O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;

Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.

Metodologia

Aulas expositivas;

Rodas de discussão;

Discussão sobre filmagens;

Seminários sobr responsabilidade dos alunos;

Apresentação sumária dos trabalhos escritos.

Observação