Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Análise musical do repertório dos séculos XX e XXI

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala NICS-UNICAMP
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Professor convidado

Prof. Alexandre Zamith; Prof. Hermilson Garcia do Nascimento; Prof. Manuel Falleiros

Critério de Avaliação

É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa análise que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.

Bibliografia

Conteúdo

Desde o início do século XX – com uma notável aceleração no decorrer dos últimos 70 anos – as práticas musicais por um lado, o alcance dos estudos musicais por outro, diversificaram-se consideravelmente. Uma das consequências dessas mudanças foi de colocar em cheque alguns dos pressupostos fundamentais da análise musical tal como ela tinha se consolidado a partir do fim século XIX. A análise musical como prática, os objetivos que ela pode esperar alcançar e os meios que ela tem à sua disposição passaram por reformulações radicais, sem muita esperança de jamais voltar à unidade anterior.

A presente disciplina tem por objetivo familiarizar os participantes com os principais desafios da análise musical no contexto dos séculos XX e XXI, focando em obras que fogem aos quadros tradicionais de estruturação. Ela introduz, através de exemplos concretos, os principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais da análise musical vigente hoje em dia.

Metodologia

As aulas começarão com um componente “teórico”, no qual diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas serão apresentadas e discutidas pelos professores (plenos e convidados). Haverá também um componente “prático” que se dividirá em duas partes: na primeira os professores participantes apresentarão exemplos de estudos analíticos e, na segunda, cada aluno proporá, no decorrer do semestre, um trabalho de análise musical de uma peça de sua escolha.

Observação