Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II
SubtítuloCriatividade e Método: Teorias dos Processos de Criação em Artes Visuais e Mídias
AV041 - A
EMENTA: O objetivo é a pesquisa de caráter analítico-crítico, reflexivo-teórico e criativo-experimental, integrando várias linguagens expressivas em arte em interação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. A construção e a montagem das obras incluem desde procedimentos tradicionais das artes visuais até as formas híbridas.
A avaliação será realizada a partir de seminários, produções artísticas dos alunos e reflexão sobre produções através de uma monografia.
1. COLAPIETRO, Vincent. Peirce’s approach to the self: a semiotic perspective on human subjectivity. New York, State University of New York, 1989.
2. COLAPIETRO. V. “The loci of creativity: fissured selves, interwoven practices” . Em Manuscrítica – Revista de crítica genética 11. São Paulo: Annablume, 2003.
3. FIGUEIREDO, Luciano (ed.) Lygia Clark. Hélio Oiticica: Cartas 1964-74. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
4. HILDEBRAND, Hermes Renato. As Imagens Matemáticas. São Paulo: Tese de doutoramento apresentada no Programa de Comunicação e Semiótica de PUCSP, 2002.
5. ______________. Uma Arte de Raciocinar. In: Libero. São Paulo: Casper Libero, Ano V, Vol. 5, no. 9-10, p. 40-55, 2002.
6. ______________. O Processo de Criação em Artes e em Jogos Digitais com base na Semiótica de Peirce seguindo as pistas do Método Cartográfico. Livre Docência. Unicamp, 2021.
7. HILDEBRAND, Hermes Renato; FOGLIANO, Fernando; SOGABE, Milton; LEOTE, Rosangela. “O Sistema como Obra”. In: SILVA, Sandra Regina da. (Org.). O Sistema como Obra. Porto Alegre, 2004.
8. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
9. LORD, James. Um retrato de Giacometti. Trad. de Célia Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1998.
10. LOTMAN, Iuri. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Seleccion y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Ediciones Cátedra, 1998.
11. MORIN, Edgar. O Método 4. As idéias. Porto Alegre: Ed. Sulina, 1998.
12. PARENTE, André. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
13. PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos criativos com os meios eletrônicos: Poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
14. ROSENTHAL, Mark. Understanding installation art: from Duchamp to Holzer. Nova York: Prestel; 1988.
15. ROSENSTIEHL, Pierre. Lógica-Combinatória: Redes. Em: Enciclopédia Einaudi - Volume 13. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda 1988.
16. SALLES, Cecilia A. Crítica Genética: Uma (nova) introdução. São Paulo:Educ, 2000.
17.______________. Gesto Inacabado. São Paulo: Annablume, 3ª ed. 2002.
18. ______________. Redes de Criação: Construção da Obra de Arte. São Paulo: Horizonte. 2006. Disponível em parte em: https://www.google.com.br/books/edition/Redes_da_cria%C3%A7%C3%A3o_a_constru%C3%A7%C3%A3o_da_obr/bYKiDAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover
19.______________. Arquivos de Criação: Arte e Curadoria. São Paulo: Horizonte. 2010.
20. VIEIRA, Jorge de A. e SANTAELLA, Lúcia. Metaciência como guia da Pesquisa: uma proposta semiótica e sistêmica. São Paulo: Editora Mérito, 2008.
21. DAVIS, Douglas. Art and the future: a history - prophecy of collaboration between Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
22. KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
23. ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.
24. ZULAR, Roberto. (org.). Criação em processo – Ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.
O curso oferecerá reflexões teóricas de base semiótica sobre os processos de criação e produção nas artes e nas mídias, para que esses percursos posam ser compreendidos em sua complexidade e diversidade de manifestações. De modo mais específico, os processos criativos serão discutidos e experienciados através de produções dos alunos e de outro artista escolhido como redes complexas em permanente construção. Serão desenvolvidos debates sobre a relevância e as implicações de se abordar os diferentes modos de comunicação sob o ponto de vista processual. Também serão elaborados trabalhos práticos visando a discussão e aplicação desta metodologia nos processos criativos das produções dos alunos. Este enfoque vem se mostrando necessário para abordagem de certas questões nas artes e nas mídias contemporâneas, que envolvem as relações entre produto e processos.
O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:
1. A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
2. As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
3. As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias
4. Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.
Detalhamento
Aula 01 - Introdução e apresentação do conteúdo programático
Aula 02 - Relevância dos estudos sobre Processos de Criação/Produção.
Aula 03 – Paradigma das Redes – André Parente
Aula 04 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
Aula 05 - 01/09 – A Critica Genética e O Gesto Inacabado
Aula 06 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
Aula 07 - Relevância dos Estudos sobre Processos de Criação/Produção.
Aula 08 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
Aula 09 - Discussão do Livro de Paulo de Laurentiz “A Holarquia do Pensamento Artístico”
Aula 10 - Laboratório – Processos Criativos baseado no Livro
“Um retrato de Giacometti” de James Lord, publicado pela Editora Iluminuras, em 1998. Participação de Cecília Salles
Aula 11 - 10/11 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
Aula 12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1. Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 13 - Laboratório – Orientação dos Projetos Finais –
Aula 14 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1.Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 15 - 5/12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos