Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Quebrada, arte e agência - musicares brasileiros contemporâneos

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala sala 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Cacá Machado

Professor convidado

Prof. Dr. Meno Del Picchia

Critério de Avaliação

1. Atividade em sala (leituras, discussões, debates, etc.).

2. Seminário: Realizar um seminário de livre escolha na data determinada.

3. Trabalho final: Entregar no final do semestre trabalho que discuta de modo crítico um ou mais temas discutidos no curso. O trabalho deverá ser entregue em formato PDF com capa, título, data, nome do aluno em data estipulada pelo professor.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, GG. "Como a 'Pisadinha' do Nordeste virou fenômeno da música popular". São Paulo, 2019.

ALBUQUERQUE, Gabriel. Kondzilla e redes de música pop periférica; estética, mercado e sentidos políticos. Dissertação de mestrado. Recife: UFPE, 2020.

BLACKING, John. "Música, cultura e experiência", In: Cadernos de Campo, vol 16, no16, São Paulo: USP, 2007.

COSTA, Antonio Mauricio Dias. Festa na cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará.  Belém: EDUEPA, 2009.

 DEL PICCHIA, Paulo Menotti. Por que eles ainda gravam? Discos e artistas em ação. Dissertação de Mestrado, FFLCH - USP :São Paulo: 2013.

DEL PICCHIA, Paulo Menotti. "Discos em construção - etnografia dentro de estúdios". In: Cadernos de Campo. Vol 24, No 24. USP, São Paulo: 2015.

DEL PICCHIA, Meno. "Fluxo, quebrada e musicar funk". In: Revista GIS, São Paulo: USP, 2021.

EWELL, Phil.  Confronting Racism and Sexism in American Music Theory. Disponível em:

https://musictheoryswhiteracialframe.wordpress.com

FELTRAN, Gabriel. "Sobre anjos e irmãos cinquenta anos de expressão política do “crime” numa tradição musical das periferias", In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Carlos: UFSC, 2013.

GELL, Alfred. "A teoria do nexo da arte", capítulo 2 de Arte e Agência. São Paulo: UBU, 2018.

GELL, Alfred. “The Thecnology of Enchantment and The Enchantment of Thecnology” In: The Art of Anthropology: Essays and Diagrams by Alfred Gell, London,  Athlone, 1999.

MALVASI, Paulo Artur. "O domínio do mental e a vida loka: uma análise do dispositivo das drogas nas periferias de São Paulo" In: Revista Contemporânea vol 3, no 2, São Paulo, 2013.

NOVAES, Dennis. "Estúdio", capítulo 4 de Nas Redes do Batidão: técnica, produção e circulação musical no funk carioca. Tese de doutorado. Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 2020

PALOMBINI, Carlos. "Soul Brasileiro e Funk Carioca". In: Opus. Vol 15. No. 1. Goiânia: 2009.

REILY, Suzel. "O musicar local e a produção da musicalidade". In: Revista GIS, São Paulo: USP, 2021.

SEEGER, Anthony. "Etnografia da música", In: Cadernos de Campo, vol 17, n17, São Paulo: USP, 2008.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.

SOUZA, Thiago Alves de. O verdadeiro baile do mal: conflitos da existência do Funk nas universidades de música. Trabalho apresentado no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Campina Grande, 2020

VIANNA, Hermano. "Histórico: internacional e carioca". Capítulo 1 em O Mundo Funk Carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

Conteúdo

Unidade I - Etnografia, agência e fazer musical

Aula 1 - 16/08/22 - Apresentação do curso

 

Aula 2 - 23/08/22 - Etnografia de música, fazer musical e grupo sonoro

Bibliografia base:

SEEGER, Anthony. "Etnografia da música", In: Cadernos de Campo, vol 17, n17, São Paulo: USP, 2008.

 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/476      

  Bibliografia complementar:

BLACKING, John. "Música, cultura e experiência", In: Cadernos de Campo, vol 16, no16, São Paulo: USP, 2007.

 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064

 

Aula 3 - 30/08/22 - Arte e agência - por uma antropologia da arte

Bibliografia base:

GELL, Alfred. "A teoria do nexo da arte", capítulo 2 de Arte e Agência. São Paulo: UBU, 2018.

Bibliografia complementar:

GELL, Alfred. “The Thecnology of Enchantment and The Enchantment of Thecnology” In: The Art of Anthropology: Essays and Diagrams by Alfred Gell, London,  Athlone, 1999.

 

Aula 4 - 06/09/22 - Discos e artistas em ação

Bibliografia base:

DEL PICCHIA, Paulo Menotti. "Discos em construção - etnografia dentro de estúdio", Paulo Menotti Del Picchia, In: Cadernos de Campo. São Paulo: USP, 2015.

Bibliografia complementar:

DEL PICCHIA, Paulo Menotti. Porque eles ainda gravam - discos e artistas em ação, capítulos 1 e 2, dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 2013.

Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13012014-120650/pt-br.php

 

Unidade II - Escutando a quebrada: funk, brega e pisadinha

Aula 5 - 13/09/22 - Estudos de funk no Brasil

Bibliografia base:

PALOMBINI, Carlos. "Soul Brasileiro e Funk Carioca". In: Opus. Vol 15. No. 1. Goiânia: 2009

Bibliografia complementar:

VIANNA, Hermano. "Histórico: internacional e carioca". Capítulo 1 em O Mundo Funk Carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

 

Aula 6 - 20/09/22 - Estudos sobre periferia no Brasil - música, criminalidade e a vida loka

Bibliografia base:

FELTRAN, Gabriel. "Sobre anjos e irmãos cinquenta anos de expressão política do “crime” numa tradição musical das periferias", In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Carlos: UFSC, 2013.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/hjRYzNqnPBkypyx6vS9skyC/?format=pdf&lang=pt

Bibliografia complementar:

MALVASI, Paulo Artur. "O domínio do mental e a vida loka: uma análise do dispositivo das drogas nas periferias de São Paulo" In: Revista Contemporânea vol 3, no 2, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/145/81

Filmografia complementar:

Sou Feia mas Tô na Moda. Direção: Denise Garcia. Ano: 2005. Rio de Janeiro.

 

Aula 7 - 27/09/22 - O brega no Pará e o fenômeno da pisadinha

Bibliografia base:

COSTA, Antonio Mauricio Dias. Festa na cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará.  Belém: EDUEPA, 2009.

Bibliografia complementar:

ALBUQUERQUE, GG. "Como a 'Pisadinha' do Nordeste virou fenômeno da música popular". São Paulo, 2019.

Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/21/como-a-pisadinha-do-nordeste-virou-o-novo-fenomeno-da-musica-popular.htm

 

Aula 8 - 04/10/22 - Escutas Periféricas

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Gabriel. Kondzilla e redes de música pop periférica; estética, mercado e sentidos políticos.

 

Aula 9 - 11/10/22 - Técnica e capitalismo nos estúdios de funk - professor convidado - Dennis Novaes - doutor em antropologia pela UFRJ.

Bibliografia:

NOVAES, Dennis. "Estúdio", capítulo 4 de Nas Redes do Batidão: técnica, produção e circulação musical no funk carioca. Tese de doutorado. Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.

 

Aula 10 - 18/10/22 - Como o Funk afeta a Universidade? - professor convidado - Thiagson - doutorando em música pela ECA USP

Bibliografia base:

SOUZA, Thiago Alves de. O verdadeiro baile do mal: conflitos da existência do Funk nas universidades de música. Trabalho apresentado no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Campina Grande, 2020. Disponível em: 

https://www.academia.edu/44789781/O_verdadeiro_baile_do_mal_conflitos_da_existência_do_Funk_nas_universidades_de_música_MODALIDADE_COMUNICAÇÃO_SUBÁREA_ou_SIMPÓSIO_Etnomusicologia_The_Real_Party_of_Evil_conflicts_of_the_existence_of_Funk_in_music_universities

Bibliografia complementar:

SOUZA, Thiago Alves de. Tradução. Juilliard deve se modernizar, ou vai desaparecer

https://www.academia.edu/45444680/Juilliard_deve_se_modernizar_ou_vai_desaparecer

EWELL, Phil.  Confronting Racism and Sexism in American Music Theory. Disponível em:

https://musictheoryswhiteracialframe.wordpress.com

 

Unidade III - Laboratórios criativos e seminários

 

Aula 10 - 25/10/22 - Laboratório de análise musical

Cada grupo irá selecionar uma música dentre os seguintes gêneros: funk brasileiro, brega paraense, pisadinh e/ou forró eletrônico. Cada grupo apresentará uma análise musical do fonograma escolhido. 

 

Aula 11 - 01/11/22 - Laboratório de composição

Aula prática de experimentação musical a partir de elementos estéticos do funk, do brega paraense, forró eletrônico e da pisadinha. Cada aluno (ou grupo de alunos a depender no tamanho da classe) ira escolher um dos gêneros para compor um tema, instrumental ou com letra, e apresentará para a classe da forma que julgar mais adequada.

 

Aula 12 - 08/11/22 - Musicares contemporâneos e novos caminhos de pesquisa em música

Bibliografia base

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.

DEL PICCHIA, Meno. "Fluxo, quebrada e musicar funk". In: Revista GIS, São Paulo: USP, 2021.

Bibliografia complementar

REILY, Suzel. "O musicar local e a produção da musicalidade". In: Revista GIS, São Paulo: USP, 2021.

Metodologia

Aulas expositivas, seminários e atividades práticas (Composição)

Observação