Dramaturgias
SubtítuloEscritas da cena
AC300 - B
DISCIPLINA CANCELADA POR FALTA DE QUÓRUM
Presença, participação e trabalhos realizados em aulas; realização de seminários e trabalho escrito final.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
FABIÃO, Eleonora entrevista com - eleonora fabiao - Casa Hoffmann
https://casahoffmann.org › uploads › 2020/04 › E...
LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas
MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.
MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas
MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.
MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
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BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
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PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
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PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)
RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.
I Registros de cena e ficcionalidades:
coroporalidades, espacialidades, materialidades, imagens.
II Registros de Cena e o "real":
Notícias, pautas, acontecimentos, microsituações, conflitos, bios.
III Narrativas e Enunciações:
Sujeitos enunciativos, situações.
A metodologia se dá por meio da reflexão teórica que fundamenta o sentido da pesquisa em andamento e pela identificação dos elementos que estruturam a elaboração prática e experimental da criação dramatúrgica de cada participante.
A problemática do “real” que se desdobra na dramaturgia/cena contemporânea, evidencia fundamentalmente extrações da cena documental, do depoimento pessoal, das questões dos limites da representação, de zonas fronteiriças da arte e vida, arte e artivismo, arte e performatividade. Em meio a uma estética híbrida, à diversidade temática e de enunciação, a disciplina se debruça sobre estas considerações e sobre a encruzilhada do funcionamento da escrita cênica afetando os modos de fabulação, da fala e encarnação dos sujeitos enunciativos e dos personagens dessa escrita.