Turma AC300 - Dramaturgias - Turma B

Nome

Dramaturgias

Subtítulo

Escritas da cena

Cód. Disciplina - Turma

AC300 - B


Sala sala de reunião do Paviartes
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC300 - Dramaturgias
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

DISCIPLINA CANCELADA POR FALTA DE QUÓRUM

Docentes

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Presença, participação e trabalhos realizados em aulas; realização de seminários e trabalho escrito final.

Bibliografia

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

FABIÃO, Eleonora  entrevista com - eleonora fabiao - Casa Hoffmann

https://casahoffmann.org › uploads › 2020/04 › E...

 

LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas

 

MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

FABIÃO, Eleonora  entrevista com - eleonora fabiao - Casa Hoffmann

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LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas

 

MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

vvv

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

FABIÃO, Eleonora  entrevista com - eleonora fabiao - Casa Hoffmann

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LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas

 

MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

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LEITE, Janaína F. Auto escrituras performativas

 

MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

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MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

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MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

 

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MASSA, Clóvis Dias. “Tensões e interações entre dramaturgia e escritura dramática”. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n, 40, mar./abr. 2021.

 

MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

 

 

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

 

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

 

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

 

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas: potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: _____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

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MOSTAÇO, Edélcio. Incursões & Excursões – a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.

PAIS, Ana.Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral. Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Lisboa, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. “A literatura Impensável” in Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. (p. 1-11)

RYNGAERT, Jean-Pierre; SERMON, Julie. Le personage théâtral contémporain: décomposition, recomposition. Montruil: Editions Theatrales, 2006.

 

Conteúdo

I Registros de cena e ficcionalidades:

coroporalidades, espacialidades, materialidades, imagens.

II Registros de Cena e o "real":

Notícias, pautas, acontecimentos, microsituações, conflitos, bios.

III Narrativas e Enunciações:

Sujeitos enunciativos, situações.

Metodologia

A metodologia se dá por meio da reflexão teórica que fundamenta o sentido da pesquisa em andamento e pela identificação dos elementos que estruturam a elaboração prática e experimental da criação dramatúrgica de cada participante.

Observação

A problemática do “real” que se desdobra na dramaturgia/cena contemporânea, evidencia fundamentalmente extrações da cena documental, do depoimento pessoal, das questões dos limites da representação, de zonas fronteiriças da arte e vida, arte e artivismo, arte e performatividade. Em meio a uma estética híbrida, à diversidade temática e de enunciação, a disciplina se debruça sobre estas considerações e sobre a encruzilhada do funcionamento da escrita cênica afetando os modos de fabulação, da fala e encarnação dos sujeitos enunciativos e dos personagens dessa escrita.