Laboratório de Criação
SubtítuloLaboratório Performativo: Experiência - Memória - Modos de Existência
AC101 - A
Inicio das aulas: 16/08/2022
Sala a definir.
- Presença em sala de aula. - Colaboração para o desenvolvimento das atividades solicitadas. - Trabalho escrito individual em formato de artigo.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Mágia e Técnica, Arte e Política. Traduzido por Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
_______. Rua de Mão Única. Obras Escolhidas; v.II. São Paulo: Brasiliense, 1987.
_______. Selected Writings, Vol. 2, part 2 (1931–1934),”Ibizan Sequence”, 1932, ed. by Marcus Paul Bullock, Michael William Jennings, Howard Eiland, and Gary Smith, Cambridge, Mass.: Belknap Press of Harvard University Press, 2005.
_______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas; v.III)
________. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica. São Paulo: L&PM, 2013.
_______. Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Editora Cultrix: editora da universidade de São Paulo, 1986.
________. “Teses sobre a filosofia da história”. In: Sobre Arte, Técnica, Magia e Política. Lisboa: Relógio D´água, 1992.
________. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1993.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CALLADO, M. T. C. Walter Benjamin e a experiência da origem. Fortaleza: UECE. 2006.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2008.
DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee Books, 2005.
DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o Comediante. São Paulo: Editora Abril, 1979, pp 352-426.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012;
__________. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HADOT, Pierre. La Philosophie comme Manière de Vivre. Paris: Albin Michel, 2001.
HANDKE, Peter. Auto-Acusação. Tradução de Matteo Bonfitto.
LAROSSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre a Experiência. São Paulo: Autêntica, 2017.
SOURIAU, Etienne. Diferentes Modos de Existência. São Paulo: N-1, 2021.
TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
O eixo central dessa matéria se estrutura a partir de diferentes modos de instauração de experiências, que se manifestam não somente através de obras artísticas, mas também por meio de processos dinâmicos de subjetivação, de produção de memória e de modos de convívio e de existência, que podem gerar implicações específicas por meio de seus efeitos multidirecionais. Práticas laboratoriais articularão leituras, discussões e experimentações práticas.
Prática como Pesquisa (Practice as Research)- Aulas expositivas; Leituras e discussões de textos; estudos de materiais audiovisuais; - Análise de material audiovisual e de práticas em diálogo com materiais estudados; - Exercícios e procedimentos criativos laboratoriais.