Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloMúsica Popular Sul-Americana da improvisação ao arranjo: contextos geográficos e contornos históricos.
MS105 - A
O horário de oferecimento será adaptado para 10 às 13hs por conta da inclusão dos alunos de graduação. Os ensaios são das 10 às 12hs seguidos de reflexão teóricas das 12 às 13hs.
Trabalhos escritos, expositivos e participação na sala de aula.
ARAÚJO, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução. RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, Abril 2018.
CABARETTA, Silvia; NUÑES, Dario, Duarte (coords). Tramas latinoamericanas para una educación plural.La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2020.
CORTI, Berenice. Miguel Zenón y Letieres Leite: Dos casos de reconfiguración de la escena jazzística latinoamericana. Puerto Rico: VIII Congreso de La IASPM-LA, 496-504.
ELÍA, Eduardo. La composición en la música improvisada. Relación entre lo escrito y lo improvisado en la música de jazz . Villa Maria (Córdoba, Argentna):Anais do 1o Congreso Internacional de Música Popular: Epistemologia, Didactica y Producción, p. 242-250.
HIGA, Evandro. Paraguai e Brasil: a música como reveladora de conexões. In: (39) Paraguai e Brasil: a música como reveladora de conexões | Evandro Higa - Academia.edu. Acesso em 26/09/2022
KEES, Damian Rodrigues. Lliliana Herrera: Vanguadia y Canción Popuar. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2006
MANSILLIA, Silvina Luz. La Canción de Raíz Folclórica en la Obra de Carlos Guastavino. Boletin de la Asociación Argentina de Musicologia. Córdoba: AMM, Ano 27, No 67, 2012
MARTINS, Tiago Costa; OLIVEIRA, César Peixoto. O CHAMAMÉ: expressão cultural da mesopotâmia argentina? Anais do 2o Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. São Luiz Gonzaga: EMICULT, V.2, 2016..
ROME, Santiago. La canción y la academia: desencuentros, debates y perspectivas. CLANG, No 5, e003. Diciembre de 2018.
TORRES, Pablo Palácios; CORTEZ, Ismael. El compositor como intelectual en la América Latina: Gustavo Schmith y los limites de la nueva canción chilena. CLANG, No 6, e008, 2020.
Os tópicos de discussão e práticas musicais se fazem a partir da leitura dos artigos e capítulos de livros da bibliografia
Ensaios abertos seguidos de discussões teóricas sobre os tópicos abordados.