Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

O teatro musical no Brasil

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala Sala teórica ED ou BC ou PB
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Disciplina Cancelada por falta de quórum

Docentes

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Critério de Avaliação

Participação em sala

Trabalho escrito

Possível seminário (a decidir)

Bibliografia

ADORNO, Bárbara. A popularização do teatro musical. Revista Arruaça, n. 0, 2013. Disponível  em: https://casperlibero.edu.br/revistas/a-popularizacao-do-teatro-musical/

ALMEIDA, Paulo Roberto de. A presença negra no teatro de revista de 1920. 2016. 130f.  Dissertação (Mestrado em História Social). Niterói - RJ: UFF, 2016. 

FOLEGATTI, Myrtes. O Musical Modelo Broadway nos Palcos Brasileiros. 187f. Tese  (Doutorado em Letras). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011. 

ESTEVES, Gerson da Silva. A Broadway não é aqui: Teatro musical no Brasil e do Brasil: Uma  diferença a se estudar. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Programa de Mestrado em  Comunicação, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2014. 

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Revista do  Programa de Pós-graduação em Letras, n. 26, jun. 2003, p. 63-81. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18LncAEex2ibCWhvU85uLt0fKDBmI6jLr/view?ts=611e6531 Acesso em: 09/11/2021 

MARTINS, William de Souza Nunes. Paschoal Segreto "Ministro das diversões" do Rio de  Janeiro (1883 - 1920). 2004. 171f. Dissertação (Mestrado em História Social). Rio de Janeiro:  UFRJ, 2004. 

MENCARELLI, Fernando Antonio. A voz e a partitura : teatro musical, industria e diversidade  cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). 305f. Tese (Doutorado em História). Campinas: IFCH,  Unicamp, 2003.  

MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na  produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 Acesso em: 11/11/2021 NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua  história. Ephemera. v. 1, n. 1, Dez. 2018. pp. 41-60. Disponível em:  

https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/ephemera/article/view/1662/1367 Acesso em  23/02/2021. 

NEVES, Larissa de Oliveira. Folguedo e teatro: onde termina um e começa o outro? Cadernos  Letra e Ato. v. 4. Jul. 2014. pp. 29-37.

NEVES, Larissa de Oliveira. O drama brasileiro moderno e a cultura popular. In: NOSELLA,  Berilo Luigi Deiró; MEDEIROS, Elen de; NEVES, Larissa de Oliveira (Org.). Perspectivas  sobre o drama moderno brasileiro: um cruzamento de olhares entre o popular, o estético e o  político. Belo Horizonte: LABED - Laboratório de Edição; FALE/UFMG, 2020, v. 1, p. 13-36.  Disponível em:  

https://labed-letras-ufmg.com.br/publicacoes/perspectivas-sobre-o-drama-moderno-brasileiro/ 

NEVES, Larissa de Oliveira. “Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo”, Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em: 

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20378/13396 

PAIVA, Verônica Maria Valadares. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les  Miserables. 201f. Dissertação [Mestrado em Letras]. Brasília: UnB, 2017. PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva,  1999.

 RUBIM. Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação  profissional. Revista Poiésis. n. 16, Dez. 2010. pp. 40 – 51. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26974/15678 Acesso em 22/02/2021

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,  2020. 

SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro brasileira. Petrópolis-RJ: Vozes,  1988. 

URDIMENTO. v. 2 n. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Disponível  em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/839 Acesso em: 11/11/2021. VENEZIANO, Neyde. É Brasileiro, Já Passou de Americano. Revista Poiésis. n. 16, dez. 2010b.  pp. 52-61. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26977/15681 

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de revista brasileiro...oba! Campinas: Editora  da Unicamp, 1996.  

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de revista no Brasil: Dramaturgia e convenções. Campinas:  Editora da Unicamp/Pontes, 1991. 

VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis. n. 16,  Dez. 2010a. pp. 09-11 Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26967/15671 

Conteúdo

Teatro Musical no Brasil

1. Começo do século XXI: West End e Broadway

                                           Entre E.U.A., Inglaterra e Brasil

                                          Musicais brasileiros contemporâneos e a cultura popular nacional

2. Século XIX: operetas e revistas entre a França e o Brasil

3. Começo do século XX: burletas e revistas

4. Segunda metade do século XX: musicais "políticos"

Metodologia

Aulas expositivas; debates; temas para discussão; possível apresentação de seminários. Apresentação de vídeos ou canções.

Observação