Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloO teatro musical no Brasil
AC401 - A
Disciplina Cancelada por falta de quórum
Participação em sala
Trabalho escrito
Possível seminário (a decidir)
ADORNO, Bárbara. A popularização do teatro musical. Revista Arruaça, n. 0, 2013. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revistas/a-popularizacao-do-teatro-musical/
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A presença negra no teatro de revista de 1920. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado em História Social). Niterói - RJ: UFF, 2016.
FOLEGATTI, Myrtes. O Musical Modelo Broadway nos Palcos Brasileiros. 187f. Tese (Doutorado em Letras). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
ESTEVES, Gerson da Silva. A Broadway não é aqui: Teatro musical no Brasil e do Brasil: Uma diferença a se estudar. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Programa de Mestrado em Comunicação, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2014.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras, n. 26, jun. 2003, p. 63-81. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18LncAEex2ibCWhvU85uLt0fKDBmI6jLr/view?ts=611e6531 Acesso em: 09/11/2021
MARTINS, William de Souza Nunes. Paschoal Segreto "Ministro das diversões" do Rio de Janeiro (1883 - 1920). 2004. 171f. Dissertação (Mestrado em História Social). Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
MENCARELLI, Fernando Antonio. A voz e a partitura : teatro musical, industria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). 305f. Tese (Doutorado em História). Campinas: IFCH, Unicamp, 2003.
MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 Acesso em: 11/11/2021 NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera. v. 1, n. 1, Dez. 2018. pp. 41-60. Disponível em:
https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/ephemera/article/view/1662/1367 Acesso em 23/02/2021.
NEVES, Larissa de Oliveira. Folguedo e teatro: onde termina um e começa o outro? Cadernos Letra e Ato. v. 4. Jul. 2014. pp. 29-37.
NEVES, Larissa de Oliveira. O drama brasileiro moderno e a cultura popular. In: NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; MEDEIROS, Elen de; NEVES, Larissa de Oliveira (Org.). Perspectivas sobre o drama moderno brasileiro: um cruzamento de olhares entre o popular, o estético e o político. Belo Horizonte: LABED - Laboratório de Edição; FALE/UFMG, 2020, v. 1, p. 13-36. Disponível em:
https://labed-letras-ufmg.com.br/publicacoes/perspectivas-sobre-o-drama-moderno-brasileiro/
NEVES, Larissa de Oliveira. “Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo”, Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20378/13396
PAIVA, Verônica Maria Valadares. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les Miserables. 201f. Dissertação [Mestrado em Letras]. Brasília: UnB, 2017. PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
RUBIM. Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Revista Poiésis. n. 16, Dez. 2010. pp. 40 – 51. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26974/15678 Acesso em 22/02/2021
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro brasileira. Petrópolis-RJ: Vozes, 1988.
URDIMENTO. v. 2 n. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/839 Acesso em: 11/11/2021. VENEZIANO, Neyde. É Brasileiro, Já Passou de Americano. Revista Poiésis. n. 16, dez. 2010b. pp. 52-61. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26977/15681
VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de revista brasileiro...oba! Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de revista no Brasil: Dramaturgia e convenções. Campinas: Editora da Unicamp/Pontes, 1991.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis. n. 16, Dez. 2010a. pp. 09-11 Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26967/15671
Teatro Musical no Brasil
1. Começo do século XXI: West End e Broadway
Entre E.U.A., Inglaterra e Brasil
Musicais brasileiros contemporâneos e a cultura popular nacional
2. Século XIX: operetas e revistas entre a França e o Brasil
3. Começo do século XX: burletas e revistas
4. Segunda metade do século XX: musicais "políticos"
Aulas expositivas; debates; temas para discussão; possível apresentação de seminários. Apresentação de vídeos ou canções.