Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

caminharcomersonhar: modos de percepção e comunidades temporárias

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - B


Sala Casa do Lago
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 15/03

 

O programa da disciplina está vinculado à temática do IV Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, articulando três eixos de investigação que irão movê-lo: caminhar, comer e sonhar. O que transforma um hábito cotidiano em uma experiência artística, ritualística? Na transversalidade entre práticas de atenção, contemplação e escuta essas ações cotidianas serão exploradas em comunidades temporárias.

Docentes

Ana Cristina Colla

Marisa Martins Lambert

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ana Maria Rodriguez Costas

Holly Elizabeth Cavrell

Critério de Avaliação

Produção prática/teórica

Presença (75% da CH do curso) e participação ativa nas aulas

 

Bibliografia

BÁSICA:

AGUIAR, João Valente; BASTOS, Nadia. Arte como Conceito e Como Imagem: a redefinição de “arte pela arte”. Tempo Social, São Paulo, v. 25, nº2, p. 181-203, nov. 2013 https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771/82823

BIESDORF, Rosane Kloh; WANDSCHEER, Marli Ferreira. Arte, Uma necessidade Humana: função social e educativa. Itinerarius Reflectionis, Goiás, v.2, nº 11, 2011 https://revistas.ufg.br/rir/article/download/20333/11824/ 

CAPLAN-BRICKER, Nora. The Wastefulness of Modern Dining, as Performance Art. The Ney Yorker. New York, august 26, 2016. https://www.newyorker.com/culture/culture-desk/the-wastefulness-of-modern-dining-as-performance-art

CARERI, Francesco. Walkscapes: el andar como practica estetica. Walking as an aesthetic practice. Barcelona: G. Gilli (Land & scape series, 1), 2013.

_________________. Caminhar e parar. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Ephraim Ferreira Alves (Trad.). 8.  Petrópolis: Vozes, 1994.

GONÇALVES, Lucila de Jesus Mello. O campo e o capim: investigações sobre o sonhar nos Kamaiurá Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) -- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2019.

GROS, Frédéric. Caminhar, uma filosofia. São Paulo: Ubu, 2021.

HILLMAN, James. O Sonho e o Mundo das Trevas. Editora Vozes, São Paulo, 2013

LUMULJA, Hanna. O Desejo dos Outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo, UBU Editora, 2022

MARQUES, Diego Alves. Erratórios: andar dançar escrever com a cidade. 2022. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

NEVES, Juliana Duarte. Arquitetura Sensorial: A arte de projetar para todos os sentidos. 1ª Ed, Rio de Janeiro: Mauad, 2017.

PUJOL, Ernesto. Walking Art Practice. Axminster, Devon: Triarchy Press, 2016.

RAVIV, Yael. Eating My Words: Talking About Food in Performance. Invisible Culture. Rochester, Issue 14, January 1st, 2010  https://www.rochester.edu/in_visible_culture/Issue_14/pdf/yraviv.pdf

RIBEIRO, Sidarta. O Oráculo da Noite: História e a Ciência do Sonho - Companhia das Letras, SP, 2019

SBARDELOTTO, Diane; BOCKMANN, Estela. Comida, fome e arte: Temos fome de que? Arteversa. 22 out 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/arteversa/comida-fome-e-arte-temos-fome-de-que/

VELOSO, Verônica Gonçalves. Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano. Curitiba: Appris Editora, 2022.

WERÁ, Kaká. O Poder dos Sonhos: um livro sobre a arte de sonhar. Tumiak Edições.

COMPLEMENTAR:

COCCIA, Emanuelle. Metamorfoses. 1ª Ed., Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020. 

SONHAR com Andar: Simbologia de Sonhos Caminhando. Significado dos Sonhos. 15 nov. 2020. Disponível em: https://www.significadodesonhos.net/sonhar-com-andar/ 

WEBGRAFIA:

CICLO DOS SONHOS - CAMINHO-SONHO - Nastassja Martin e Ailton Krenak (áudio original PT/FR)

CICLO DOS SONHOS - DESENHO-SONHO - Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak

RIBEIRO Sidarta; WERÁ Kaká. Diálogos na Mário: A Vida é Sonho Diálogos na Mário: A vida é sonho

 

Conteúdo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Caminhar 

O caminhar como prática de deslocamento corporal e perceptivo, ampliando e às vezes rompendo com padrões habituais de relação consigo, com o outro e com o ambiente. Estudos de diferentes abordagens da caminhada em contextos histórico-culturais e sociais distintos. O caminhar como prática estética, artística, a(r)tivista e pedagógica. O caminhar como desencadeador de escritas reflexivas e/ou poéticas e seus desdobramentos performativos. Elaboração de dispositivos distintos de caminhada, por diferentes espaços, envolvendo grupos ou não.  

2. Comer 

A comida como disparadora de narrativas vinculadas aos afetos e as memórias e ao lugar de pertencimento/origem. Construção e proposição de experiências coletivas. Que alimentos evocam experiências, memórias, ligados a contextos originais ou imaginativos. Como artistas cujo trabalho com a comida confunde as fronteiras entre arte e vida obrigam o público a olhar para objetos do cotidiano sob uma nova luz?

3. Sonhar 

O sonhar e a partilha dos sonhos como método de conhecimento do mundo. A dimensão comunitária do sonho - campo de enraizamento, interação e empatia com o coletivo. Sonhar como percepção do invisível, como o avesso do que é familiar. A prática do sonhar como um oceano de recombinações possíveis entre passadopresentefuturo. Construção de dispositivos que aproximam a atividade onírica do saber fazer arte. Como o sonho se insere no seu projeto criativo?

 

 

Metodologia

Práticas laboratoriais em sala e extra sala

Leituras, diálogos e discussões dos textos da bibliografia

Concepção e compartilhamento de práticas/reflexões em sala (individuais e/ou em grupos)

Práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos, os conteúdos desenvolvidos na disciplina e a temática do IV Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos

 

Observação

A disciplina iniciará no dia 15 de março de 2023