Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V
SubtítuloVanguardas artísticas do século XX: rupturas e desdobramentos na escultura contemporânea
AV044 - A
Início das aulas dia 14 de março
Aulas teóricas e projetos artísticos
Reflexões da problemática da escultura contemporânea a partir dos manifestos, obras representativas e exposições, depoimentos de artistas.
Leitura de textos abordando vetores de ruptura e proposições investigativas, construtivas e expressivas.
Seminário dos discentes a partir de seus projetos de pesquisa e possíveis interpretações com o conteúdo da disciplina.
Projeto escultórico: investigação da forma, espaço e materialidade construtiva.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2008.
BACHELARD, Gaston. La Poétique de l’espace. Paris. Presses Universitaires de France, 1974.
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ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo, Cultrix, 1975.
WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso caos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.
Como pensar e redefinir a escultura enquanto linguagem tridimensional segundo os manifestos artísticos do século XX: escultura, objeto, relevo, assemblage, construções, ready-made, instalação, intervenção, site specific?
Como os artistas romperam com a tradição na linguagem escultórica como meio de representação da figura humana, o entalhe, o modelatto e o uso dos materiais tradicionais?
Novas proposições artísticas engendradas por características sensíveis, experimentais e estruturais da matéria.
O espaço como lugar da obra e a percepção do espectador.
Reconfigurações espaciais do tridimensional: limites e abordagens entre o moderno e o contemporâneo na releitura da forma, espaço e tempo.
Diálogo e hibridismo com outras linguagens e áreas do conhecimento como necessidade estética.
Aulas teóricas e proposições artísticas
Reflexões da problemática da escultura contemporânea a partir dos manifestos, obras representativas e exposições, depoimentos de artistas.
Leitura de textos abordando vetores de ruptura e proposições investigativas, construtivas e expressivas.
Seminário dos discentes a partir de seus projetos de pesquisa e possíveis interpretações com o conteúdo da disciplina.
Projeto escultórico: investigação da forma, espaço e materialidade construtiva.
Textos:
Ser bruto e Espírito Selvagem de Merleau-Ponty do livro Experiências do Pensamento de Marilena Chaui;
José Rezende por Patrícia Correa;
Teoria da Formatividade (Invenção nos processos criativos de Luigi Pareyson;
Entrevista e o texto Paisagens críticas de Robert Smithson;
Colagens, assemblagens de Kurt SCHWITTERS e a o abra MERZBAU.
O construtivismo russo em Tatlin, Gabo e Pevsner.