Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Subtítulo
Edição de partituras musicais: metodologias e prática
Cód. Disciplina - Turma
MS104 - A
Sala
Salão da ELM - Rua João Pandiá Calógeras, 60 - Cidade Universitária, Campinas - SP
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Sim
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será ofertada em formato presencial. Apenas as aulas ministradas por professores ou especialistas convidados externos à Unicamp poderão ocorrer de maneira remota, conforme calendário a ser apresentado no início do semestre.
Docentes
Tadeu Moraes Taffarello
Critério de Avaliação
Será proposta a elaboração de uma edição coletiva metodologicamente fundamentada de alguma(s) partitura(s) manuscrita(s) presente(s) no acervo da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da UNICAMP. A partitura específica a ser editada dependerá da quantidade de alunos inscritos no curso.
Bibliografia
CAMBRAIA, Cesar Nardelli. Introdução a critica textual. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. 216 p. (Leitura e critica). ISBN 8533620861 (broch.).
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teorias e práticas editoriais. 2 ed. Disponível em http://www.musicasacrabrasileira.com.br/index.php . Acesso em 17 out. 2022.
GRIER, James. The critical editing of music: history, method, and practice. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 1996. 267p., il. ISBN 0521558638 (broch.).
Conteúdo
A aula será dividida em três módulos principais:
1 - Aula expositiva e debate sobre a bibliografia principal de edição musical, com a análise de edições publicadas;
2 - Debates com a participação de de professores e especialistas convidados da Unicamp e externos que farão a exposição de experiências em edição de partituras musicais;
3 - Aulas de discussão e oficinas práticas sobre o trabalho final.
Esses módulos podem ser intercalados, não havendo uma ordem predeterminada para a ocorrência de cada um deles.
Metodologia
A metodologia contará (i) com a exposição e debate sobre a bibliografia principal, com análise de edições previamente publicadas; (ii) com a participação de professores e especilistas convidados da Unicamp e externos com vasta experiência na edição de partituras musicais; e (iii) com uma oficina para a criação coletiva de uma edição metodologicamente fundamentada.
Observação
Possíveis professores e especialistas convidados (participações a serem confirmadas):
- Dra. Cinthia Alireti (OSU/UNICAMP);
- Leandro Ligocki (OSU/UNICAMP);
- Prof. Dr. Carlos dos Santos (UFPB);
- Prof. Dr. Flávio Carvalho (UFU e CDMC/UNICAMP);
- Thiago Rocha (Presto edições musicais);
- Patrícia de Carli (Cadenza Editorações Musicais).