Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Edição de partituras musicais: metodologias e prática

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala Salão da ELM - Rua João Pandiá Calógeras, 60 - Cidade Universitária, Campinas - SP
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será ofertada em formato presencial. Apenas as aulas ministradas por professores ou especialistas convidados externos à Unicamp poderão ocorrer de maneira remota, conforme calendário a ser apresentado no início do semestre.

Docentes

Tadeu Moraes Taffarello

Critério de Avaliação

Será proposta a elaboração de uma edição coletiva metodologicamente fundamentada de alguma(s) partitura(s) manuscrita(s) presente(s) no acervo da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da UNICAMP. A partitura específica a ser editada dependerá da quantidade de alunos inscritos no curso.

Bibliografia

CAMBRAIA, Cesar Nardelli. Introdução a critica textual. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. 216 p. (Leitura e critica). ISBN 8533620861 (broch.).

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teorias e práticas editoriais. 2 ed. Disponível em http://www.musicasacrabrasileira.com.br/index.php . Acesso em 17 out. 2022.

GRIER, James. The critical editing of music: history, method, and practice. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 1996. 267p., il. ISBN 0521558638 (broch.).

Conteúdo

A aula será dividida em três módulos principais:

1 - Aula expositiva e debate sobre a bibliografia principal de edição musical, com a análise de edições publicadas;

2 - Debates com a participação de de professores e especialistas convidados da Unicamp e externos que farão a exposição de experiências em edição de partituras musicais;

3 - Aulas de discussão e oficinas práticas sobre o trabalho final.

Esses módulos podem ser intercalados, não havendo uma ordem predeterminada para a ocorrência de cada um deles.

Metodologia

A metodologia contará (i) com a exposição e debate sobre a bibliografia principal, com análise de edições previamente publicadas; (ii) com a participação de professores e especilistas convidados da Unicamp e externos com vasta experiência na edição de partituras musicais; e (iii) com uma oficina para a criação coletiva de uma edição metodologicamente fundamentada.

Observação

Possíveis professores e especialistas convidados (participações a serem confirmadas):

- Dra. Cinthia Alireti (OSU/UNICAMP);

- Leandro Ligocki (OSU/UNICAMP);

- Prof. Dr. Carlos dos Santos (UFPB);

- Prof. Dr. Flávio Carvalho (UFU e CDMC/UNICAMP);

- Thiago Rocha (Presto edições musicais);

- Patrícia de Carli (Cadenza Editorações Musicais).