Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

O desenvolvimento do pensamento na etnomusicologia

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala MU43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Lorena Avellar de Muniagurria

Critério de Avaliação

  • Apresentação de leitura em aula (25%);
  • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 3000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (75%).

Bibliografia

BARZ, G. COOLEY, T. Shadowns in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: Oxford University Press, 1997.

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.

DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge University Press, 2000. (Introdução)

FREIRE, Kamai; GRAEFF, Nina (orgs.). Dossiê Matizes africanos na música brasileira, Claves, Volume 9, número 14, pp. 116-135, 2020.2. (Ler: Editorial e relato de Ana do Coco + pelo menos 1 de escolha própria). https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/issue/view/2606

GIESBRECHT, Érica, HIKIJI, Rose, GRUNVALD, Vi. “Dossiê Musicar local: tema e variações.”. Revista GIS – Gesto, Imagem e Som, São Paulo, v. 6, n.1, 2021. (Escolher dos artigos). https://www.revistas.usp.br/gis

KOCH, Lars-Christian. Images of sound: Erich M. von Hornbostel and the Berlin Phonogram Archive. In P. Bohlman (org.), The Cambridge History of World Music, pp. 475-97. Cambridge: Cambridge University Press

LEVINE, Victoria Lindsay (orgs.); ROBINSON, Dylan. Music and Modernity among First People of North America. Middleton, Conn.: Wesleyan University, 2019. (Prefácio, Introdução, Cap. de Anna Hoefnagels e/ou Cap. de Elyse Carter Vosen)

LÜHNING, Angela; DE TUGNY, Rosângela Pereira. Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2016.

NETTL, Bruno. “Quem espreita por sobre meus ombros?” Música e Cultura, nº 12, 2021, 11-42. https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2021/11/3_nettl.pdf

NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology: 31 issues. Urbana e Chicago: University of Illinois Press, 2005 [1985]. Cap. 16 (“Music and ‘that complex whole’”)

REILY, Suzel Ana; PATSIAOURA, Evanthia. “Ethnomusicology (Flagship Entry)”. In: Sage Research Methods Foundations. London: Sage Publications Lts., 2019.

REILY, Suzel Ana. Voices of The Magi: Enchanted Journeys in Southeast Brazil. Chicago e London: The University of Chicago Press, 2002. (capítulos 1 e 5)

REILY, Suzel. “O musicar local e a produção da localidade”. Revista GIS – Gesto, Imagem e Som, São Paulo, v. 6, n.1: e-185341, 2021.

SEEGER, Anthony. “Etnografia da música”. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015 [1987].

STANYEK, Jason (org.). “Forum on Transcription”. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008. (Cap. 1, 2 e 3)

WALLACH, Jeremy; CLINTON, Esther. Theories of the Post-colonial and Globalization: ethnomusicologists grapple with power, history, media, and mobility. In Harris BERGER; Ruth STONE, orgs., Theory for Ethnomusicology: histories, conversation, insights. New York, Routledge, p. 114-140, 2019.

 

Conteúdo

O desenvolvimento do pensamento na etnomusicologia

Etnografia da performance

O musicar local

Decolonialidade na pesquisa etnomusicológica

Música, ritual e experiência

Questões Metodológicas

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Disucssões coletivas;
  • Apresentações de alunos.

Observação