Turma DE022 - Cinema Negro Brasileiro - Turma A

Nome

Cinema Negro Brasileiro

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

DE022 - A


Sala PB03 (Ciclo Básico II)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE022 - Cinema Negro Brasileiro
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 06/03/2023

Docentes

Noel dos Santos Carvalho

Critério de Avaliação

1) Apresentação de seminários;

2) Trabalho final; 

3) Frequencia;

4) Participação nas aulas; 

Bibliografia

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

CARVALHO, Noel dos Santo (Org.). Cinema negro brasileiro. Campinas, Papirus Editora, 2022. 

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 311. 2006.

CARVALHO, Noel dos Santos; DOMINGUES, Petrônio. Dogma Feijoada, a invenção do cinema negro brasileiro. RBCSVol. 33 n° 96 /2018.

CARVALHO, Noel dos Santos. Racismo e antirracismo no cinema novo. In: Estudos de cinema Socine, São Paulo, Annablume, 2008.

COSTA, Sérgio. Dois atlânticos – teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

CRIPPS, Thomas. Black film as genre. Indiana University Press, 1979.

FRY, Peter. A persistência da raça. Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 2005.

GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1981.

GUIMARAES, Antônio Sergio. A modernidade negra. Teoria & pesquisa. São Carlos: UfsCar, Jan./ Junho 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, Lamparina, 2014.

HANCHARD, Michael George. Orfeu e o poder – movimento negro no Rio e em São Paulo, Rio de Janeiro, UERJ, 2001.

HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. In Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Nº 24, IPHAN, 1996.    

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação, São Paulo, Elefante, 2019.

LIV, Solvik. (org.) Da diáspora: identidades e mediações culturais/ Stuart Hall. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2003.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.

MINTZ, Sidney W & PRICE, Richard. O nascimento da cultura afro-americana - uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro, Selo Negro, 2003.

MÜLLER, Ricardo Gaspar (org.). Dionysos: Teatro Experimental do Negro, Brasília, MinC/ FUNDACEN.

NEVES, David. O cinema de assunto e autor negros no Brasil. In: Cadernos Brasileiros: 80 anos de abolição. Rio de Janeiro, Editora Cadernos Brasileiros, ano 10, n.47, 1968.

RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro, Pallas, 2001.

SANSONE, Livia. Negritude sem etnicidade. Bahia, Edufba, 2004.

SENNA, Orlando. Preto-e-branco ou colorido: o negro e o cinema brasileiro. In: Revista de Cultura Vozes, ano 73, v. LXXIII, n. 3, 1979. p. 211-26.

OLIVEIRA, Janaina. Kbela” e “Cinzas”: o cinema negro no feminino do “Dogma Feijoada” aos dias de hoje. Janaína Oliveira IFRJ / FICINE, Brasil.

STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo, Edusp, 2008.

STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Crítica da imagem eurocêntrica – multiculturalismo e representação, São Paulo, Cosacnayfy, 2008.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose - antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994.

VIEIRA, João Luiz. "A chanchada e o cinema carioca (1930-1955)". In: RAMOS, Fernão (org.) História do cinema brasileiro. São Paulo, Art. Editora, 1990.

Conteúdo

Refletir sobre as propostas estéticas e políticas dos cineastas negros em suas investidas para a construção do cinema negro brasileiro. A proposta da disciplina é: 1) refletir sobre a modernidade negra no cinema brasileiro a partir da incorporação dos negros (as) nos filmes e movimentos cinematográficos que narraram a nação; 2) apresentar as propostas estéticas e políticas dos cineastas negros e suas investidas para a construção do cinema negro brasileiro. Para tanto serão discutidos - através de textos e da projeção de filmes - os temas: a) Discursos sobre o negro na cultura brasileira; b) O negro na cultura brasileira e a modernidade negra;  c) O período  silencioso; d) A ideologia nacionalista e o cinema dos estúdios; e) O cinema novo e o cinema negro; f) Cultura negra e o cinema negro; g) Modulações do cinema negro.

Metodologia

1) Aulas expositivas a partir da bibliografia;

2) Seminários temáticos;

3) Discussão dos textos em aula;

4) Projeção de filmes; 

Observação

Os alunos matriculados deverão apresentar obrigatóriamente os seminários e entregar o trabalho final sobre um dos temas (acima) discutidos em aula.