Turma AV046 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II

Subtítulo

Análise das Imagens de Artistas Viajantes Europeus no Brasil a partir de obras de artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial

Cód. Disciplina - Turma

AV046 - A


Sala AP 07
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV046 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

início das aulas dia 16 de março.

Docentes

Maria José de Azevedo Marcondes

Critério de Avaliação

A avaliação considerará :

1-  participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos,

2- capacidade de relacionar as imagens e os debates  da fundamentação teórica nos quais se inserem,

3- Realização de Seminário em duplas

4- Desenvolvimento de  monografia sobre imagens e práticas artísticas decoloniais .

 

Bibliografia

ANJOS, Moacir ( curador). "Catálogo da Exposição Necrobrasiliana" , Curitiba: Museu Paranaense, 2022.

BRIENEN, Rebeca Parker . "Albert Eckout : Visões de um Paraíso Selvagem". Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2010.

CORREIA do LAGO ,Bia; CORREIA do LAGO , Pedro; DUPARC, Frederic J.; GORDON, George . “Frans Post :Obra Completa 1612-1680”. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2009.

DEBRET, Jean Baptiste . “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”. Org. e prefácio de Jacques Leenhardt .São Paulo : Imprensa Oficial do Estado,2016.

DIENER, Pablo; COSTA, Maria Fátima . “Rugendas e o Brasil” , Rio de Janeiro: Editora Capivara,2012.

HERKENHOFF, Paulo.  Glória: o grande caldo , in: “Adriana Varejão”. São Paulo: Takano Editora Gráfica, 2001.

LEENHARDT, Jacques (org.) "Catálogo da Exposição L’Ateler Tropical: Jean –Baptiste Debret: peinters, écrivants et savantes français au Brésil ( 1816-1850),  Paris : Maison Amerique Latine,2016.

MARCONDES, Maria José A. Les Paysages du Sud: paysages critiques et dystopies, in "Revue Artelogie"(online),número 10, abril 2017 .

MBEMBE, Achile . O tempo que se agita, in : Pedrosa, Adriano; Carneiro, Amanda; Mesquita, André (orgs,) . “Histórias Afro-atlânticas : Antologia”, São Paulo: MASP,2022, pp. 157-180.

MIGNOLO, Walter. “The darker side of Western Modernity: Global Futures , Decolonial Option”. Durhan: Duke University Press ,2011.

PEDROSA. Adriano ( curadoria e texto) . “Catálogo da Exposição  Adriana Varejão: Histórias às Margens”. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2013.

PEDROSA, Adriano; RJEILLE, Isabella (orgs.). “Catálogo da Exposição Histórias Brasileiras”, São Paulo:MASP,2022

SAID, Edward. “Cultura e Imperialismo”. São Paulo: Companhia das Letras ,1993

SCHWARCZ,  Lilia , VAREJÃO, Adriana .”Pérola Imperfeita : A História e as Histórias na obra de Adriana Varejão” .Rio de Janeiro: Editora Cobogó,2014.

VOLZ, Jochen (curador) . “Catálogo da Exposição Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas,” São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2022.

www.brasilianaiconografica.art.br

 


 

Conteúdo

A disciplina propõe-se a apresentar e discutir as imagens (paisagens e cartografia)  produzidas pelos artistas viajantes europeus nos séculos XVII a  XIX com ou sem formação artística da  academia ou dos naturalistas, constantes da Coleção “Brasiliana Iconográfica ”,  a partir  das obras produzidas por artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial do Brasil, referenciadas por essas imagens e  de textos  críticos  em uma perspectiva “decolonial” da arte.

 

Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido através :

1- Leituras, seminários e debates em sala de aula.

2- Seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina

3- Análise de casos específicos

4- Trabalhos em dupla

 

 

Observação