Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II
SubtítuloAnálise das Imagens de Artistas Viajantes Europeus no Brasil a partir de obras de artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial
AV046 - A
início das aulas dia 16 de março.
A avaliação considerará :
1- participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos,
2- capacidade de relacionar as imagens e os debates da fundamentação teórica nos quais se inserem,
3- Realização de Seminário em duplas
4- Desenvolvimento de monografia sobre imagens e práticas artísticas decoloniais .
ANJOS, Moacir ( curador). "Catálogo da Exposição Necrobrasiliana" , Curitiba: Museu Paranaense, 2022.
BRIENEN, Rebeca Parker . "Albert Eckout : Visões de um Paraíso Selvagem". Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2010.
CORREIA do LAGO ,Bia; CORREIA do LAGO , Pedro; DUPARC, Frederic J.; GORDON, George . “Frans Post :Obra Completa 1612-1680”. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2009.
DEBRET, Jean Baptiste . “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”. Org. e prefácio de Jacques Leenhardt .São Paulo : Imprensa Oficial do Estado,2016.
DIENER, Pablo; COSTA, Maria Fátima . “Rugendas e o Brasil” , Rio de Janeiro: Editora Capivara,2012.
HERKENHOFF, Paulo. Glória: o grande caldo , in: “Adriana Varejão”. São Paulo: Takano Editora Gráfica, 2001.
LEENHARDT, Jacques (org.) "Catálogo da Exposição L’Ateler Tropical: Jean –Baptiste Debret: peinters, écrivants et savantes français au Brésil ( 1816-1850), Paris : Maison Amerique Latine,2016.
MARCONDES, Maria José A. Les Paysages du Sud: paysages critiques et dystopies, in "Revue Artelogie"(online),número 10, abril 2017 .
MBEMBE, Achile . O tempo que se agita, in : Pedrosa, Adriano; Carneiro, Amanda; Mesquita, André (orgs,) . “Histórias Afro-atlânticas : Antologia”, São Paulo: MASP,2022, pp. 157-180.
MIGNOLO, Walter. “The darker side of Western Modernity: Global Futures , Decolonial Option”. Durhan: Duke University Press ,2011.
PEDROSA. Adriano ( curadoria e texto) . “Catálogo da Exposição Adriana Varejão: Histórias às Margens”. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2013.
PEDROSA, Adriano; RJEILLE, Isabella (orgs.). “Catálogo da Exposição Histórias Brasileiras”, São Paulo:MASP,2022
SAID, Edward. “Cultura e Imperialismo”. São Paulo: Companhia das Letras ,1993
SCHWARCZ, Lilia , VAREJÃO, Adriana .”Pérola Imperfeita : A História e as Histórias na obra de Adriana Varejão” .Rio de Janeiro: Editora Cobogó,2014.
VOLZ, Jochen (curador) . “Catálogo da Exposição Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas,” São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2022.
www.brasilianaiconografica.art.br
A disciplina propõe-se a apresentar e discutir as imagens (paisagens e cartografia) produzidas pelos artistas viajantes europeus nos séculos XVII a XIX com ou sem formação artística da academia ou dos naturalistas, constantes da Coleção “Brasiliana Iconográfica ”, a partir das obras produzidas por artistas contemporâneos que buscam reinterpretar a memória colonial do Brasil, referenciadas por essas imagens e de textos críticos em uma perspectiva “decolonial” da arte.
O conteúdo programático será desenvolvido através :
1- Leituras, seminários e debates em sala de aula.
2- Seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina
3- Análise de casos específicos
4- Trabalhos em dupla