Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Algumas questões sobre música e trabalho

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala IE-07 no Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A sala será informada posteriormente.

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas. Entrega de texto escrito (a decidir com a turma se no final do curso ou durante o curso). Apresentação oral sobre temas discutidos no curso (individual ou em grupo).

Bibliografia

ALVES, Maria Aparecida. Precarização do trabalho na área de apoio técnico aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014, p.261-278.

AMORIM, Henrique. O trabalho imaterial no debate contemporâneo. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013, p.105-122.

ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho e suas principais tendências. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013, p.13-28.

ARRUDA, Carmen Lúcia Rodrigues. Vidas de artistas: aspectos sobre família, formação e trabalho. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; NUNES, Jordão Nunes (orgs.). Trabalho, trajetórias e identidades: qualificação, deslocamentos e crises. São Paulo: Annablume, 2015, p.73-98.

BECKER, Howard S. A cultura de um grupo desviante: o músico de casa noturna. In: BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008, p.89-110.

BECKER, Howard S. Arte como ação coletiva. In: BECKER, Howard S. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977, p.205-222.

BECKER, Howard S. Carreiras num grupo ocupacional desviante: o músico de casa noturna. In: BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008, p.111-128.

BECKER, Howard S. Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.

BLASS, Leila Maria da Silva. Trabalho e emprego: lugares e significados. In: BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007, p.117-136.

CANCLINI, Néstor García. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.

COLI, Juliana. A precarização do trabalho imaterial: o caso do cantor do espetáculo lírico. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, p.297-320.

MENGER, Pierre-Michel. Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora, 2005.

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007.

NUNES, Jordão Horta. Da performance à produção cultural: caminhos do profissionalismo no mundo da música. In: NUNES, Jordão Horta (org.). Trabalho, gêneros e serviços: aproximações sociológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, p.251-282.

NUNES, Jordão Horta; MELLO, Matheus Guimarães. Socialização e identidade: o trabalho em serviços musicais. In: MELLO, Luiz; SOUZA, Dalva Borges de; NUNES, Jordão Horta; SOFIATI, Flávio Muinhoz (orgs.). Questões de sociologia: debates contemporâneos. Goiânia: Cânone Editorial, 2012, p.97-128.

REIS, Cacilda Ferreira dos. Do batuqueiro ao percussionista: ensino, profissionalização e mercado de trabalho. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; NUNES, Jordão Nunes (orgs.). Trabalho, trajetórias e identidades: qualificação, deslocamentos e crises. São Paulo: Annablume, 2015, 99-114.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. As ideias estéticas de Marx. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Acordes dissonantes: assalariamento e relações de gênero em orquestras. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, p.321-336.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Música: arte, trabalho e profissão. In: VALENTE, Heloisa de A. Duarte; COLI, Juliana (orgs.). Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada. São Paulo: Letra e Voz, 2012, p.49-64.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Políticas públicas e mercado de trabalho no campo da cultura. In: LEITE, Marcia de Paula; ARAÚJO, Angela Maria Carneiro (orgs.). O trabalho reconfigurado: ensaios sobre Brasil e México. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009, p.95-122.

SEGNINI, Liliana. Vivências heterogêneas do trabalho precário: homens e mulheres profissionais da música e da dança. In: GUIMARÃES, Nadya Araujo; HIRATA, Helena; SUGITA, Kurumi (orgs.). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009, p.169-202.

WOLFF, Janet. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

WU, Chin-tao. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa na arte desde os anos de 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.

Conteúdo

A ideia principal deste curso é iniciar uma discussão envolvendo as inúmeras atividades musicais possíveis nas condições socioculturais atuais que enfrentamos e algumas das reflexões sobre o trabalho feitas no campo da sociologia do trabalho, das ocupações e da profissionalização. É importante destacar que, nesta proposta, os relatos das experiências musicais das e dos participantes (tanto artísticas quanto profissionais) serão de grande valia para o desenvolvimento de nossas reflexões conjuntas. Enumero a seguir alguns dos temas iniciais prováveis para a deflagração das discussões: situação do campo profissional; processos de profissionalização; trabalho produtivo e improdutivo; trabalho material e imaterial; trabalho artístico de apoio; proposta das ações coletivas; a nova morfologia do trabalho; trabalho versus emprego. E como uma informação final alerto que, como este é um curso que se pretende introdutório, iremos tocar em alguns assuntos iniciais e, conforme o caminhar da disciplina (tomando como material as exposições das experiências musicais das e dos participantes), algumas questões outras poderão ser inseridas (outras excluídas) nas nossas discussões.

Metodologia

A cada aula será designado um texto disparador, escolhido entre os textos da bibliografia oferecida, que de alguma forma proponha uma problematização das atividades musicais. Haverá uma exposição inicial do texto na primeira parte da aula, seguida de uma discussão aberta sobre as ideias oferecidas pelo texto disparador. Embora seja um curso eminentemente teórico, alguns exemplos audiovisuais poderão ser apresentados também como gatilho para as discussões.

Observação

1- O material de apoio (bibliográfico e audiovisual) será disponibilizado numa pasta do Google Drive à qual alunas e alunos terão pleno acesso.

2- A bibliografia está um pouco extensa porque os textos a serem lidos serão escolhidos conforme o andamento das discussões. Como são muitos os assuntos possíveis, resolvi colocar pelo menos um ou dois textos que discutem as questões que considero inicialmente importantes. Vários desses textos poderão ser excluídos e outros incluídos a depender do "andar da carruagem".