Tópicos Especiais em Atuação
SubtítuloO samba de roda: um estudo a partir do método Bailarino-pesquisador-Intérprete (BPI)
AC202 - B
Inicio das aulas: 13/03
O Horário das aulas será das 17:00 às 20:00.
Participação em sala de aula.
-Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
- Estudo da bibliografia indicada.
- Apresentação da criação de um corpo em processo.
AMOROSO, Daniela M.. Levanta mulher e corre a roda: estética, diversidade e contextos culturais no samba de roda de São Félix e Cachoeira. 2009. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.
AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidade nagô, Petrópolis, R; Vozes, 2008.
DORING, Katharina. Cantador de Chula: O Samba Antigo do Recôncavo. Camaçari, BA: Ed. Pinaúna, 2016.
MUNIZ, Sodré. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Maud, 2007.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
RAFAEL, Ulisses Neves. Xangô Rezado Baixo: um estudo da perseguição aos terreiros de Alagoas em 1912. 2004.Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação, Lauro de Freitas: Solisluna, 2018.
---------------------. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). UFRGS, Porto Alegre, RS, 2012.
----------------------. O método BPI (bailarino-pesquisador-intéprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Esta disciplina abordará o samba de roda, manifestação tradicional popular brasileira a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e através do recorte do projeto de pesquisa “Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian”, no qual foi investigado, o samba de roda realizado dentro e fora do terreiro de Candomblé de Mãe Mirian em Maceió - AL. Nela, pretende-se aprofundar o estudo da estrutura física e da anatomia simbólica do método BPI presente nesta manifestação, como ponto de partida para o desenvolvimento corporal dos alunos e colaborar, assim, com suas pesquisas em andamento que tenham o corpo como elemento fundamental na criação.
Aulas prático-expositivas.
Laboratórios
Discussão de textos
Estudos de materiais audiovisuais
O método Bailarino-Pesquisador-intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.
Além da bibliografia citada, outros materiais bibliográficos e videográficos serão trabalhados ao longo da disciplina, mas é importante destacar que a maior parte das aulas serão práticas.