Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

O samba de roda: um estudo a partir do método Bailarino-pesquisador-Intérprete (BPI)

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - B


Sala Sala 1
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 13/03

O Horário das aulas será das 17:00 às 20:00.

Docentes

Paula Caruso Teixeira

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula.

-Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.

- Estudo da bibliografia indicada.

- Apresentação da criação de um corpo em processo.

Bibliografia

AMOROSO, Daniela M.. Levanta mulher e corre a roda: estética, diversidade e contextos culturais no samba de roda de São Félix e Cachoeira. 2009. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.

AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidade nagô, Petrópolis, R; Vozes, 2008.

DORING, Katharina. Cantador de Chula: O Samba Antigo do Recôncavo. Camaçari, BA: Ed. Pinaúna, 2016.

MUNIZ, Sodré. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Maud, 2007.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

RAFAEL, Ulisses Neves. Xangô Rezado Baixo: um estudo da perseguição aos terreiros de Alagoas em 1912. 2004.Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação, Lauro de Freitas: Solisluna, 2018.

 

---------------------. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). UFRGS, Porto Alegre, RS, 2012.

 

----------------------. O método BPI (bailarino-pesquisador-intéprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

 

 

Conteúdo

Esta disciplina abordará o samba de roda, manifestação tradicional popular brasileira a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e através do recorte do projeto de pesquisa “Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian”, no qual foi investigado, o samba de roda realizado dentro e fora do terreiro de Candomblé de Mãe Mirian em Maceió - AL. Nela, pretende-se aprofundar o estudo da estrutura física e da anatomia simbólica do método BPI presente nesta manifestação, como ponto de partida para o desenvolvimento corporal dos alunos e colaborar, assim, com suas pesquisas em andamento que tenham o corpo como elemento fundamental na criação.

 

  • A estrutura física e a anatomia simbólica do método BPI;
  • As matrizes de movimentos do samba de roda;
  • Significados e simbolismos dessa manifestação;
  • A leitura dos corpos da manifestação;
  • As paisagens-cenários;
  • Estrutura coreográfica: ampliar as possibilidades de leitura considerando a paisagem circundante.
  • A relação do corpo com objetos e figurinos desta manifestação;
  • As sonoridades advindas do samba de roda;
  • Alguns aspectos do eixo inventário no corpo.

 

Metodologia

Aulas prático-expositivas.

Laboratórios

Discussão de textos

Estudos de materiais audiovisuais

O método Bailarino-Pesquisador-intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação

Além da bibliografia citada, outros materiais bibliográficos e videográficos serão trabalhados ao longo da disciplina, mas é importante destacar que a maior parte das aulas serão práticas.