Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Desenvolvimento humano e processos de ensino/aprendizagem musical

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - B


Sala DM43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Caroline Caregnato

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos (25%); b) apresentação de seminário (35%) e; c) trabalho final escrito em forma de artigo (40%) .

Bibliografia

AUSTIN, James; RENWICK, James; MCPHERSON, Gary E. Developing motivation. In: MCPHERSON, Gary E. The child as musician- a handbook of musical development. London: Oxford University Press, 2006.

CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015.

HARGREAVES, David; ZIMMERMAN, Marilyn. Teorias do desenvolvimento da aprendizagem musical. In: ILARI, Beatriz (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.

KEBACH, Patrícia (org.). Expressão musical na educação infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.

LEHMANN, A; SLOBODA, J.; WOODY, R. Psychology for musicians.  London: Oxford University Press, 2007.

SLOBODA, John. A mente musical - a psicologia cognitiva da música. Tradução: ILARI, Beatriz; ILARI, Rodolfo. Londrina: EDUEL, 2008.

SWANWICK, Keith. Música, mente e educação. Tradução Marcell Silva Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Conteúdo

Disciplina voltada para educadores musicais, músicos e pedagogos que atuam ou irão atuar com o ensino musical em ambientes educacionais diversos, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música, projetos sociais e aulas de instrumento. Propõe estudar o desenvolvimento humano e abordar mecanismos do ensino e da aprendizagem musical à luz de Jean Piaget, Keith Swanwick e John Sloboda.

Metodologia

As aulas serão expositivas e interativas e vão conter: a) Exposição do conteúdo pelas professoras responsáveis; b) Debate dos textos indicados para leitura; c) Dinâmicas de grupo e Seminário envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais; e d) Elaboração de trabalho final escrito.

Observação