Tópicos Especiais em Educação Musical
SubtítuloDesenvolvimento humano e processos de ensino/aprendizagem musical
MS108 - B
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos (25%); b) apresentação de seminário (35%) e; c) trabalho final escrito em forma de artigo (40%) .
AUSTIN, James; RENWICK, James; MCPHERSON, Gary E. Developing motivation. In: MCPHERSON, Gary E. The child as musician- a handbook of musical development. London: Oxford University Press, 2006.
CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015.
HARGREAVES, David; ZIMMERMAN, Marilyn. Teorias do desenvolvimento da aprendizagem musical. In: ILARI, Beatriz (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
KEBACH, Patrícia (org.). Expressão musical na educação infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.
LEHMANN, A; SLOBODA, J.; WOODY, R. Psychology for musicians. London: Oxford University Press, 2007.
SLOBODA, John. A mente musical - a psicologia cognitiva da música. Tradução: ILARI, Beatriz; ILARI, Rodolfo. Londrina: EDUEL, 2008.
SWANWICK, Keith. Música, mente e educação. Tradução Marcell Silva Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Disciplina voltada para educadores musicais, músicos e pedagogos que atuam ou irão atuar com o ensino musical em ambientes educacionais diversos, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música, projetos sociais e aulas de instrumento. Propõe estudar o desenvolvimento humano e abordar mecanismos do ensino e da aprendizagem musical à luz de Jean Piaget, Keith Swanwick e John Sloboda.
As aulas serão expositivas e interativas e vão conter: a) Exposição do conteúdo pelas professoras responsáveis; b) Debate dos textos indicados para leitura; c) Dinâmicas de grupo e Seminário envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais; e d) Elaboração de trabalho final escrito.