Bibliografia
BAIO, Cesar. Máquinas de Imagem. Arte, Tecnologia e Pós Virtualidade. São Paulo: Annablume, 2015.
___________. Da ilusão especular à performatividade das imagens. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 80-102, 2022. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203
Baio, Cesar; Melo Filho, C. . Cássio Vasconcellos: a imagem como enigma. In: Angela Magalhães; Nadja Peregrino; Victa de Carvalho; Antonio Fatorelli. (Org.). Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira - Fotografia na Funarte 1979-2004 (Coleção Midiateca). 1ed. Rio de Janeiro: {Lp} press, 2022, v. 4, p. 49-64.
BAITELLO JR, Norval. A era da iconofagia: Reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. 1a edição ed. [s.l.] : PAULUS Editora, 2014.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2014.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. We shall survive in the memory of others. [s.l.] : C3 Center for Culture and Communication Foundation, 2010.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. [s.l.] : Edições 70, 2002.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. scientiæ zudia, São Paulo, v. 5, n. 3, 375-98, 2007.
HG SOLOMON, L. ; Baio, C. . An Argument for an Ecosystemic AI: Articulating Connections across Prehuman and Posthuman Intelligences. International Journal of Community Well-Being, v. 3, p. 559-584, 2020.
HÖRL Erick. From the Anthropocene to the Neo-Cybernetic Underground. A conversation with Erich Hörl. Entrevista de Paul Feigelfeld. #60, 2014.
HUI, Y. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
MACHADO, Arlindo. A ilusão Especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MACHADO, Arlindo. As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica. In: Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. p. 220–249.
MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. 1a edição ed. [s.l.] : Gustavo Gili, 2015.
MONDZAIN, Marie-josé. Imagem, Icone, Economia. 1a edição ed. [s.l.] : CONTRAPONTO, 2013.
MOORE, Jason W. Capitalism in the web of life: ecology and the accumulation of capital. London: Verso, 2015.
NUNES, M. Error, noise, and potential: the outside of purpose. In: NUNES, M. (Ed.). . Error: Glitch, Noise, and Jam in New Media Cultures. London: Continuum, 2015.
PARIKKA, Jussi. What is Media Archaeology? Cambridge: Polity Press, 2012.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques, Paris: Aubier, 1989.
SANTOS, Boaventura de Souza. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Edições Trilce, 2010.
SONTAG, SUSAN. Sobre Fotografia. Artes e Cultura edição ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VAVARELLA, E. Art, Error, And the Interstices of Power. Journal of Science and Technology of the Arts, v. 7, n. 2, p. 7, 2015.
XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.
ZUBOFF, Shoshana. Big Other: Surveillance Capitalism and the Prospects of an Information Civilization. Journal of Information Technology 30 (1), 80, 2015.