Laboratório IV
SubtítuloImpressões gráficas: considerações sobre o tempo e a memória na produção de livros de artista e livros-objetos
AV204 - A
A disciplina será oferecida no Laboratório de Gravura.
Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a entrega de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados, além da produção artística – desenhos, fotografias, gravuras, técnicas mistas, colagens e outros.
Reunião da pesquisa prática e teórica. Documentação virtual do livro de artista (registro virtual) para arquivo e exposição do material realizado na disciplina.
Entre os objetivos da disciplina situa-se a pesquisa teórica e a criação de projetos individuais na área de livros de artista e livros-objetos, narrativas visuais.
AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018.
ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Trad. de Vera Ribeiro. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.
BAUDSON, Michel. L’Art et le Temps. Bruxelles: Le Nouveau Musée-Villeurbanne, 1984.
BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. Trad. de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad. de Maria Rosinda e Ramos da Silva. Brasília: Editora UNB, 1985.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Editora Ateliê, 2003.
BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.). Memória (res)sentimento. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.
CADÔR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
CASTLEMAN, Riva. A century of Artists Books. New York: Harry N. Abrams, 1994.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000. FARR,
Jan. Memory. Documents of Contemporary Art. Whitechapel Gallery, 2012.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do Livro. São Paulo: EDUSP, 2017.
FRANZ, Marie-Louise von. Mistérios do tempo. Mitos, deuses, mistérios. Madrid: Edições del Prado, 1977.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
HANSEN, João Adolfo. O que é um livro?. São Paulo: SESC, 2013.
HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: LPM, 2010.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão. Campinas: UNICAMP, 1996.
LYONES, Martyn. Livro. Uma história viva. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
MAURON, Véronique; RIBAUPIERRE, Claire. Les corps évanoui, les images subites. Paris: Hazan, 1999.
MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MEREWETHER, Charles. The archive. Documents of Contemporary Art. Whiteschapel Gallery, 2006.
MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Esthétique du libre d’artiste. Juan Michel Place: Bibliothèque Nationale de France, 1997.
NUNES, Bendito. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes – Vol.1, nº1 (maio, 2008) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas
Artes, 2008.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Editora UNICAMP,
2007. SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Editora Argos, 2006.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.
WASSERMAN, Krystyna. The book as Art. New York: Princeton Architectural Press, 2007.
WEINRICH, Harold. Lete / Arte e Crítica do esquecimento. Trad. de Lya Luft. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001.
- Estudar a presença dos livros de artista, livros-objetos, e livros de artista no panorama da arte contemporânea. Alguns aspectos históricos e variantes do tema como situar questões espaço-temporais; memoria, esquecimento.
- Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, pintura , desenho etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento;
Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brusky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Lúcia Loeb e Waltércio Caldas, Julio Plaza, Rosangela Rennó, etc;
- Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski, Bruno Munari, Kiki Smith, etc;
- Arquivos, fotografias, pesquisas de documentos históricos recriados como ficção, textos, cartas, arquivos e fotografias;
- Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...);
- Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas e técnicas variadas envolvendo aspectos históricos e artísticos;
- Reflexão e pesquisa relacionados às leituras bibliográficas.
Aulas presenciais: utilização de apresentação em Power Point, videos e livros.
Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista;
- Indicação de leituras: ação do tempo, questões da memória visual;
- Apresentação de seminários com pesquisas finalizadas no modo presencial.
- Produção prática realizada em ateliê, segundo a escolha dos alunos, de acordo com suas pesquisas.
Entre os objetivos da disciplina situa-se a pesquisa teórica e a criação de projetos individuais na área de livros de artista e livros-objetos, narrativas visuais. Também acontecerão entrevistas e conversas com artistas e pesquisadores de livros de artistas e suas variações. O território do livro de artista promove proximidades com diversas áreas, como: arquivos históricos, arquivos fotográficos, coleções de assuntos variados, relações de texto e imagem e outros.