Turma MS109 - Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual

Subtítulo

A Canção no Cinema

Cód. Disciplina - Turma

MS109 - A


Sala PB12
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS109 - Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A Canção no Cinema é uma disciplina do Grupo de Pesquisa em Música e Som Aplicados à Dramaturgia e ao Audiovisual do Instituto de Artes da UNICAMP.  A disciplina apresenta um panorama histórico / técnico / poético da canção no cinema e seus desdobramentos em outras formas audiovisuais. A disciplina é oferecida para os alunos do Programa de Pós-graduação em Música e Programa de Pós-graduação em Multimeios.

Docentes

Claudiney Rodrigues Carrasco

Critério de Avaliação

A avaliação dos alunos será feita tendo como referência os seguintes itens:

Presença e participação

Realização das atividades propostas

Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.

Bibliografia

CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera : Fapesp, 2003.

CARRASCO, Ney. Trilha musical: Música e Articulação Fílmica. 1993. 130 f. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

Chion, Michel. Audio–Vision – Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.

GORBMAN, Claudia.  Unheard melodies. London: BFI Publishing, 1987 

PRENDERGAST, Roy. Film music – A neglected art. New York: WW Norton, 1977 

ROSENFELD, Anatol. A teoria dos gêneros. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2002.

 

Conteúdo

Os primórdios da canção no cinema.

O advento do som sincronizado.

Os primeiros musicais.

A Canção no filme não-musical

As transformações dos anos 1950

A trilha musical em canções dos anos 1960

A resignificação da canção: 1980 - 2000

A canção em novas formas audiovisuais

Metodologia

Aulas presenciais e online.

Atividades extra classe.

Projeção de filmes e material audiovisual.

Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.

Observação

Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem enviar carta de intenção e mini currículo.