Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloPRODUÇÃO CRÍTICA EM DANÇA
AC401 - B
O participante inscrito no curso deverá ter disponibilidade para assistir a programação da 13ª. Bienal Sesc de Dança, em Campinas, que ocorrerá entre os dias 14 e 24 de setembro de 2023.
O SESC Campinas garantirá aos inscritos ingressos, de acordo com a disponibilidade de cada espetáculo/sessão e da prévia confirmação.
A DISCIPLINA TERÁ INÍCIO EM 09/08/2023. - Na sala CPG02 da Pós-graduação do IA.
Participação nas aulas e produção de textos/ entrevistas/ resenhas críticas. Há a possibilidade de publicação dos textos em sites/ portais de dança durante e após a realização da 13ª.Bienal Sesc de Dança.
ABREU, E. G. Crítica ou críticos: um dilema do teatro. Sala Preta, v. 12, n. 2, p. 114-121, nov. 2012.
ADSHEAD, Janet (ed.) Dance Analysis: Theory and Practice. London: Dance Books, 1988.
ADSHEAD-LANSDALE, Janet. Dancing Texts: Intertextuality in Interpretation. London: Dance Books, 1999.
BANES, S. Writing dancing in the age of postmodernism. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.
CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto. Dança e Dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016.
COELHO, M. Crítica Cultural: Teoria e Prática. São Paulo: Publifolha, 2006.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética do Performativo. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da Crítica. São Paulo: SENAC/ Itaú Cultural, 2000.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 107-122, 2010. DOI: 10.5965/1414573102152010107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102152010107. Acesso em: 16 abr. 2023.
A disciplina será voltada para a reflexão sobre a crítica e as suas especificidades na área de dança, discutindo sobre sua função, sobre sua perspectiva histórica no Brasil e sobre a situação atual. Ademais o curso propõe-se também a funcionar como um laboratório de produção crítica, enquanto diagnóstico do presente e forma de discussão e mediação sobre a dança contemporânea, tendo como foco a programação da 13ª. Bienal Sesc de Dança. Neste sentido, a disciplina proporcionará encontro com os curadores desta edição, com críticos de dança e artistas, assim como preverá a assistência do evento.A disciplina será voltada para a reflexão sobre a crítica e as suas especificidades na área de dança, discutindo sobre sua função, sobre sua perspectiva histórica no Brasil e sobre a situação atual. Ademais o curso propõe-se também a funcionar como um laboratório de produção crítica, enquanto diagnóstico do presente e forma de discussão e mediação sobre a dança contemporânea, tendo como foco a programação da 13ª. Bienal Sesc de Dança. Neste sentido, a disciplina proporcionará encontro com os curadores desta edição, com críticos de dança e artistas, assim como preverá a assistência do evento.
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de leitura e discussão de textos, de exibição de vídeos, de palestras, de laboratórios de textos, de assistência de espetáculos e debates. O textos usados como base das discussões serão escolhidos a partir da bibliografia indicada, podendo haver acréscimos, exclusões e substituições conforme o andamento das discussões e necessidade de aprofundamento dos assuntos durante o curso.
O participante inscrito no curso deverá ter disponibilidade para assistir a programação da 13ª. Bienal Sesc de Dança, em Campinas, que ocorrerá entre os dias 14 e 24 de setembro de 2023.
O SESC Campinas garantirá aos inscritos ingressos, de acordo com a disponibilidade de cada espetáculo/sessão e da prévia confirmação.