Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Perspectivas contemporâneas no estudo de tradições musicais

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala DM41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Horário da disciplina: 10-13 hs

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

  • Apresentação de leitura em aula (25%);
  • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 3000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (75%).

Bibliografia

ALLEN, Aaron S. &  DAWE, Kevin. (eds.) Current Directions in Ecomusicology: Music, Nature, Environment. New York: Routledge. 2016  - (Caps a definir)

ARAÚJO, Samuel. Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na  sociedade pós-industrial. El oído pensante, vol. 1, n°1: 1-15. 2013. 

BAILY, John. John Blacking and the ‘Human/Musical Instrument Interface’: two plucked lutes from  Afghanistan. In S. Reily (org.). The Musical Human: rethinking John Blacking’s  Ethnomusicology in the Twenty-First Century pp. 107-23. Aldershot: Ashgat, 2006. 

BAILY, John. Filmmaking as Musical Ethnography. The World of Music, v. 31, n. 3, p. 3–20, 1989.

BERGER, Harris M. Phenomenology and Phenomenological Ethnomusicology: approaches to the lived experience. In H Berger e R Stone (orgs.), Theory for Ethnomusicology: histories,  conversations, insights, 2nd ed., pp. 204-18. New York/London: Routledge, 2019. 

BORN, Georgina, “For a Relational Musicology: Music and Interdisciplinarity, Beyond the Practice Turn”, Journal of the Royal Musical Association, 135:2, 205-243, 2010.

CARVALHO, José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76, 2010.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2002, V. 45 nº 1.

CIANTAR, Philip. Styles of Transcription in Ethnomusicology. Dissertação de Mestrado. Durham  University, 1996.

KELLER, Marcello Sorce. “Music, definitions of”. In The Sage International Encyclopedia of Music and Culture, p. 1507-1511, 2021.

LOURO, Ivo; MENDES, Margarida; PAIVA, Daniel; SÁNCHEZ-FUARROS, Iñigo. “A Sonic Anthropocene. Sound Practice in a Changing Environment”. Dossiê "Antropoceno Sónico – Práticas Sonoras para um Ambiente em Mudança" (Introdução e dois itens a escolher) https://journals.openedition.org/cadernosaa/2957

OCHOA, Ana Maria. “Acoustic Multinaturalism, the Value of Nature, and the Nature of Music in Ecomusicology”. Boundary 2 1 February 2016; 43 (1): 107–141. 

REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória. Música e cultura, vol. 9, pp. 88-104.

REILY, Suzel Ana; PATSIAOURA, Evanthia. “Ethnomusicology (Flagship Entry)”. In Sage  Research Methods Foundations. London: Sage Publications Lts., 2019. 

SILVERS, Michael. 2018. “The Secret of the Sertanejo: Listening to Forró, Hearing the Drought”. In: Voices of Drought: the Politics of Music and Environment in Northeastern Brazil. Urbana, Chicago and Springfield: University of Illinois Press.

STANYEK, Jason. Forum on transcription. Twentieth-century Music, vol. 11(1), pp. 101-161.

VILLELA, Alice. Filme, música e experiência sensória: questões em torno de um projeto de filmagem de performances musicais participativas. Vibrant (no prelo).

ZEMP, Hugo. Filming Music and Looking at Music Film. Ethnomusicology, v. 32, n. 3, p. 393–427, 1988.

 

Conteúdo

Estudos de musicares locais

Música e memória

Ecomusicologia e musicares do antropoceno

Filmando musicares e novas formas de representação musical

Questões da transcrição musical

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Disucssões coletivas;
  • Apresentações de alunos.

Observação