Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Oficina de análise (música sobre suporte escrito)

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala 01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Professor convidado

Não

Critério de Avaliação

Participação nos processos analíticos em sala (40%)
Trabalho final (60%)

Bibliografia

COOK, N. A Guide to Musical Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1987.
DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis,2019[1984].
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012[1962].

Conteúdo

(1) Introdução aos dois principais pressupostos da disciplina:
(1.1) de que a música prolongue, de maneira direcionada ao universo sonoro, as condutas lúdicas da infância conforme descritas por Piaget (Delalande, 1984);
(1.2) de que arte – e, portanto, música – se trata de uma forma de conhecimento caracterizada: (1.2.1) por um duplo movimento, da estrutura ao fato e do fato à estrutura; e (1.2.2) por apresentar o conhecimento por ela produzido na forma de um fato: a obra (Lévi-Strauss, 1962).
(2) Análises (coletivas) de obras que sejam objeto das pesquisas de mestrado e doutorado dos matriculados.
(3) Ferramentas e casos de análise que venham a contribuir com os processos de análise das obras trazidas pelos matriculados.

Metodologia

Exposição dos pressuspostos teóricos;
Leitura de textos;
Discussões;
Processos coletivos de análise.

Observação