Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
SubtítuloOficina de análise (música sobre suporte escrito)
MS104 - A
Não
Participação nos processos analíticos em sala (40%)
Trabalho final (60%)
COOK, N. A Guide to Musical Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1987.
DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis,2019[1984].
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012[1962].
(1) Introdução aos dois principais pressupostos da disciplina:
(1.1) de que a música prolongue, de maneira direcionada ao universo sonoro, as condutas lúdicas da infância conforme descritas por Piaget (Delalande, 1984);
(1.2) de que arte – e, portanto, música – se trata de uma forma de conhecimento caracterizada: (1.2.1) por um duplo movimento, da estrutura ao fato e do fato à estrutura; e (1.2.2) por apresentar o conhecimento por ela produzido na forma de um fato: a obra (Lévi-Strauss, 1962).
(2) Análises (coletivas) de obras que sejam objeto das pesquisas de mestrado e doutorado dos matriculados.
(3) Ferramentas e casos de análise que venham a contribuir com os processos de análise das obras trazidas pelos matriculados.
Exposição dos pressuspostos teóricos;
Leitura de textos;
Discussões;
Processos coletivos de análise.