Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Algumas questões sobre fundamentos da pesquisa em música

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala IE 07 - Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

O curso iniciará impreterivelmente no dia 01 de agosto de 2023.

Não percam a primeira aula (isso vale principalmente para as alunas e alunos especiais).

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas. Entrega de texto escrito (a decidir com a turma se no final do curso ou durante o curso). Apresentação de seminários sobre as pesquisas das e dos participantes.

Bibliografia

ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo (orgs.). Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2008 (escolher capítulo).

BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2007 (escolher capítulo).

BOAS, Franz. Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais. In: BOAS, Franz. Método de pesquisa em antropologia. São Paulo: Contexto, 2023, p.87-102.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999 (escolher capítulo).

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

FREIRE, Vanda Bellard; CAVAZOTTI, André. Pesquisa em música: novas abordagens. Belo Horizonte, MG: Escola de Música da UFMG, 2007.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3.ed. Chapecó, SC: Argos, 2018 (escolher capítulo).

LEÃO, Eliane (org.). Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba, PR: CRV, 2013 (escolher capítulo).

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2000 (escolher capítulo).

LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2010 (escolher capítulo).

MARX, Karl. Introdução à contribuição à crítica da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.237-272.

MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Conteúdo

A ideia principal deste curso é, inicialmente, apresentar as três grandes perspectivas teóricas que fundamentam as pesquisas nas ciências humanas em geral: empírico-analíticas, hermenêutico-fenomenológicas, dialético-críticas (que também sustentam as pesquisas em música) e, a partir dessa apresentação inicial, propor o exercício da observação das pesquisas das e dos participantes em relação a esses três eixos principais.

Metodologia

O curso será dividido em três momentos: 1- nas primeiras aulas haverá a exposição (não exaustiva, mas mais informativa) das características mais marcantes e distintivas dos três principais fundamentos do pensamento científico; 2- nas aulas centrais teremos a exposição das pesquisas das e dos participantes; 3- nas aulas finais faremos uma discussão sobre as possíveis aproximações das pesquisas das e dos participantes aos três eixos epistemológicos apresentados no início. Alerto que o número de aulas para cada uma dessas três fases dependerá do número de participantes do curso (uma primeira sugestão de cronograma será oferecida na primeira aula, mas poderá ser alterada conforme o encaminhamento das discussões).

Observação

1- O material de apoio (bibliográfico e/ou audiovisual) será disponibilizado numa pasta do Google Drive à qual alunas e alunos terão pleno acesso;

2- A bibliografia do curso será dividida em 1- textos disparadores (que serão lidos a cada aula conforme o cronograma distribuído na primeira aula) e 2- texto complementares (que serão sugeridos para um possível aprofundamento dos assuntos abordados nas aulas). Como textos disparadores teremos a escolha de trechos dos livros da bibliografia apresentada; eles estarão no cronograma mas poderão ser substituídos conforme o andamento das discussões;

3- O cronograma do curso será distribuído na primeira aula como proposta inicial, mas poderá ser alterado conforme a direção das discussões (que por sua vez dependerá dos conteúdos das pesquisas das e dos participantes); assim como poderão ser alterados os textos disparadores e complementares. No cronograma constará também o número de aulas sugerido para cada fase do curso (exposição teórica; exposição das pesquisas; reflexões finais).