Bibliografia
ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo (orgs.). Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2008 (escolher capítulo).
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2007 (escolher capítulo).
BOAS, Franz. Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais. In: BOAS, Franz. Método de pesquisa em antropologia. São Paulo: Contexto, 2023, p.87-102.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999 (escolher capítulo).
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
FREIRE, Vanda Bellard; CAVAZOTTI, André. Pesquisa em música: novas abordagens. Belo Horizonte, MG: Escola de Música da UFMG, 2007.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3.ed. Chapecó, SC: Argos, 2018 (escolher capítulo).
LEÃO, Eliane (org.). Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba, PR: CRV, 2013 (escolher capítulo).
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2000 (escolher capítulo).
LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2010 (escolher capítulo).
MARX, Karl. Introdução à contribuição à crítica da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.237-272.
MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Observação
1- O material de apoio (bibliográfico e/ou audiovisual) será disponibilizado numa pasta do Google Drive à qual alunas e alunos terão pleno acesso;
2- A bibliografia do curso será dividida em 1- textos disparadores (que serão lidos a cada aula conforme o cronograma distribuído na primeira aula) e 2- texto complementares (que serão sugeridos para um possível aprofundamento dos assuntos abordados nas aulas). Como textos disparadores teremos a escolha de trechos dos livros da bibliografia apresentada; eles estarão no cronograma mas poderão ser substituídos conforme o andamento das discussões;
3- O cronograma do curso será distribuído na primeira aula como proposta inicial, mas poderá ser alterado conforme a direção das discussões (que por sua vez dependerá dos conteúdos das pesquisas das e dos participantes); assim como poderão ser alterados os textos disparadores e complementares. No cronograma constará também o número de aulas sugerido para cada fase do curso (exposição teórica; exposição das pesquisas; reflexões finais).