Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma B

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

O mAAVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música) e a construção de exemplos musicais

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - B


Sala Escola Livre de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida de maneira condensada em 08 dias, no período de 11/09 a 15/09 (?) e 18/09 a 20/09, com aulas diárias, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não será uma disciplina regular com aulas semanais. 

O público-alvo inclui alunos de doutorado e mestrado com projetos de pesquisa cujas fontes primárias envolvem partituras, ou textos (letras de canções, libretos, textos programáticos), ou áudios ou vídeos de música de concerto, música popular ou música étnica.

Docentes

Angelo José Fernandes

Professor convidado

Fausto Borém

Critério de Avaliação

(1) Avaliação da apresentação oral do trabalho escrito equivalente a 50% da nota; 

(2) Avaliação do trabalho escrito equivalente a 50% da nota.

Bibliografia

BORÉM, Fausto (2016). MaPA e EdiPA: duas ferramentas analíticas para as relações texto-som-imagem em vídeos de música. Música Theorica, n.6. Salvador: Thema (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical). 37p.

BORÉM, Fausto (2018). mAAVm: um Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música e suas Ferramentas. Belo Horizonte: UFMG (Projeto de Pesquisa aprovado no CNPq). 28p.

BORÉM, Fausto. (2020) Developing a Crossover Idiomatic Writing for the Double Bass: Composing/Arranging & Playing, and ... Da capo !. Revista Vórtex, v. 8, p. 1-18

BORÉM, Fausto. (2022) Double bass remote teaching: pedagogical strategies in an encyclopedic course at Espiral-SINOS (National System of Social Orchestras) Project in Brazil. In: Anais do Performus'22. Goiânia: Abrapem.

BORÉM, Fausto. (2022) Duets for a double bass teacher and a student with open strings: pedagogical aspects. In: Anais do Performus'22. Goiânia: ABRAPEM

BORÉM, Fausto; CASTELO, David; FRECCIA, Gustavo. (2020) Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo. Anais do 28º Congresso da ANPPOM. Manaus: ANPPOM.

BORÉM, Fausto; LAGE, Guilherme . (2019) Intonation in the Performance of the Double Bass: The Role of Vision and Tact in Undershoot and Overshoot Patterns. OJBR - Online Journal of Bass Research, v. 4, p. 1-10.

BORÉM, Fausto; NOGUEIRA, llza (2020) A Narratividade da cantora-atriz Martha Herr em Cantos de Tim Rescala. Revista Música (ONLINE), v. 20, p. 1-38.

FÉLIX. Samy Erick Ferreira. (2020) Práticas de performance de Gilberto Gil ao violão em Expresso 2222. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.

LUDWIG, Pedro H.; BORÉM, Fausto. (2020) Mudanças de posição com “Dedo Antigo” ou “Dedo Novo” no violoncelo: escolhas estilísticas de portamenti nos concertos de Haydn e Lalo. In: Fausto Borém; Eduardo Campolina. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance Nº5. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, v.1, p.189-209.

MEGARO, Evan; BORÉM, Fausto. (2022) The Brazilian ”roda de choro” (pandeiro, cavaquinho and sete cordas) on the piano. In: Anais do Performus'22. Goiânia: ABRAPEM.

PEREIRA, Diego de Almeida. (2021) A Agilidade vocal das coloraturas: uma abordagem histórico-estilística, fisiológica e didático-pedagógica. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.

RIBEIRO, Alfredo. (2022) Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.

SOARES, Bárbara ; BORÉM, FAUSTO. (2023) Práticas de performance de Daniel Guedes no Mov.1 do Concerto para Violino e Orquestra, de Henrique Oswald. In: Fausto Borém, Luciana Monteiro, Eduardo Campolina. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance N.7. Belo Horizonte: Minas de Som (Escola de Música da UFMG), 2023, v. 7, p.57-84.

Conteúdo

Apresentação e aplicação do método interdisciplinar mAAVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música) e suas 9 ferramentas: (1) Trinômio Texto-Som-Imagem; (2) Cinesfera do Músico; (3) Modelo Circumplexo dos Afetos na Música; (4) Gestos e Expressões Faciais na Performance Musical; (5) Níveis de Espontaneidade na Performance Musical; (6) EdiP (Edição de Performance Musical); (7) EdEsp (Edição Espectrográfica de Música); (8) MaPA (Mapa de Performance Audiovisual),  e (9) EdiPA (Edição de Performance Audiovisual).

Metodologia

Leitura obrigatória e antecipada da bibliografia de referência; apresentação do método interdisciplinar mAAVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música) e suas ferramentas;

Discussão interativa com alunos (aberta à participação de orientadores) sobre a aplicação nos projetos de pesquisa dos alunos; princípios da elaboração de exemplos musicais (texto, som, imagens, sinais gráficos, legendas, links e QR codes);

Elaboração e apresentação de um exemplo musical utilizando uma das seguintes ferramentas do mAAVm: EdiP, EdEsP, MaPA ou EdiPA.

Observação