Bibliografia
BORÉM, Fausto (2016). MaPA e EdiPA: duas ferramentas analíticas para as relações texto-som-imagem em vídeos de música. Música Theorica, n.6. Salvador: Thema (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical). 37p.
BORÉM, Fausto (2018). mAAVm: um Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música e suas Ferramentas. Belo Horizonte: UFMG (Projeto de Pesquisa aprovado no CNPq). 28p.
BORÉM, Fausto. (2020) Developing a Crossover Idiomatic Writing for the Double Bass: Composing/Arranging & Playing, and ... Da capo !. Revista Vórtex, v. 8, p. 1-18
BORÉM, Fausto. (2022) Double bass remote teaching: pedagogical strategies in an encyclopedic course at Espiral-SINOS (National System of Social Orchestras) Project in Brazil. In: Anais do Performus'22. Goiânia: Abrapem.
BORÉM, Fausto. (2022) Duets for a double bass teacher and a student with open strings: pedagogical aspects. In: Anais do Performus'22. Goiânia: ABRAPEM
BORÉM, Fausto; CASTELO, David; FRECCIA, Gustavo. (2020) Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo. Anais do 28º Congresso da ANPPOM. Manaus: ANPPOM.
BORÉM, Fausto; LAGE, Guilherme . (2019) Intonation in the Performance of the Double Bass: The Role of Vision and Tact in Undershoot and Overshoot Patterns. OJBR - Online Journal of Bass Research, v. 4, p. 1-10.
BORÉM, Fausto; NOGUEIRA, llza (2020) A Narratividade da cantora-atriz Martha Herr em Cantos de Tim Rescala. Revista Música (ONLINE), v. 20, p. 1-38.
FÉLIX. Samy Erick Ferreira. (2020) Práticas de performance de Gilberto Gil ao violão em Expresso 2222. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.
LUDWIG, Pedro H.; BORÉM, Fausto. (2020) Mudanças de posição com “Dedo Antigo” ou “Dedo Novo” no violoncelo: escolhas estilísticas de portamenti nos concertos de Haydn e Lalo. In: Fausto Borém; Eduardo Campolina. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance Nº5. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, v.1, p.189-209.
MEGARO, Evan; BORÉM, Fausto. (2022) The Brazilian ”roda de choro” (pandeiro, cavaquinho and sete cordas) on the piano. In: Anais do Performus'22. Goiânia: ABRAPEM.
PEREIRA, Diego de Almeida. (2021) A Agilidade vocal das coloraturas: uma abordagem histórico-estilística, fisiológica e didático-pedagógica. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.
RIBEIRO, Alfredo. (2022) Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, . Orientador: Fausto Borém.
SOARES, Bárbara ; BORÉM, FAUSTO. (2023) Práticas de performance de Daniel Guedes no Mov.1 do Concerto para Violino e Orquestra, de Henrique Oswald. In: Fausto Borém, Luciana Monteiro, Eduardo Campolina. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance N.7. Belo Horizonte: Minas de Som (Escola de Música da UFMG), 2023, v. 7, p.57-84.
Metodologia
Leitura obrigatória e antecipada da bibliografia de referência; apresentação do método interdisciplinar mAAVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música) e suas ferramentas;
Discussão interativa com alunos (aberta à participação de orientadores) sobre a aplicação nos projetos de pesquisa dos alunos; princípios da elaboração de exemplos musicais (texto, som, imagens, sinais gráficos, legendas, links e QR codes);
Elaboração e apresentação de um exemplo musical utilizando uma das seguintes ferramentas do mAAVm: EdiP, EdEsP, MaPA ou EdiPA.