Tópicos Especiais em Atuação
SubtítuloYoshioka Yumiko e o processo de internacionalização da dança butô
AC202 - A
Esta disciplina teve seu oferecimento Cancelado.
Presença e participação nas aulas;
Apresentação de texto escrito ao final do curso.
Bibliografia básica:
OHNO, Kazuo. Treino (e)m poema. Trad. Tae Suzuki. São Paulo: N-1, 2016.
PERETTA, Éden. O soldado nu. São Paulo: Perspectiva, 2015
TDR - The Drama Review, New York: MIT Press, v. 44, n.1., 2000.
Bibliografia complementar:
BHARUCHA, Rustom. Theatre and the world: performance and the politics of culture. London: Routledge, 1993.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
GREINER, Chrisitine. Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998.
GREINER, Chrisitine. Leituras do corpo no Japão. São Paulo: N-1: 2017.
OKAMOTO, Eduardo. Quarta Jornada: da transculturalidade à pesquisa intracultural. IN Eldorado: dramaturgia de ator na intracultura. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009, p. 59-70.
OKAMOTO, Eduardo Petrocanri, Vanessa, AVELINO, Brenda. Fricções culturais e criação cênica nas obras de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Rustom Bharucha e Jerzy Grotowski. Dossiê na Revista Pitágoras p. 81 a 135. Campinas, Universidade Estadual de Campinas: 2017.
PANGÈS, Sylviane. Le butô en France - malentendus et fascination. Paris: Centre national de la danse, 2017.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
UNO, Kunishi. A gênese de um corpo desconhecido. Trad. Christine Greiner. São Paulo: N-1, 2012.
UNO, Kunishi. Hijikata Tastumi: pensar um corpo esgotado. Trad. Christine Greiner & Ernesto Filho. São Paulo: N-1, 2018.
THIONG’O, Ngũgĩ wa. Enactments of Power: The Politics of Performance Space. TDR, New York: MIT Press, v.41, n.3, p. 11-30, 2000.
YUASA, Yasuo. The Body Toward a Eastern Mind -Body Theory. Trad. Nagatomo Shigenori and T.P. Kasulis. New York: State University of New York Press, 1987.
Estudo da trajetória da bailarina japonesa Yoshioka Yumiko, considerando o processo de internacionalização da dança butô e o debate sobre o interculturalismo nas artes da cena.
Módulo 1:
Apresentação/ Introdução ao butô
Hijikata Tatsumi
Ôno Kazuo e Ôno Yoshito
Yumiko Yoshioka: trajetória
Debate
Módulo 2 / Butô e interculturalismo:
Teorias interculturais nas artes da cena
“Le Dernier Eden” e as politicas do espaço
“Ma: espaco-tempo do Japão”
Yumiko Yoshioka e as suas companhias: Tatoeba e Ten Pen Chii
Debate
Módulo 3 / Pedagogia:
Butô e pedagogia
A pedagogia de Yoshioka Yumiko
Festival ex_it!
Debate final
Comentários dos trabalhos
Aulas expositivas; disponibilização de material bibliográfico e audiovisual; debates; exercícios práticos.