Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma B

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Pesquisa sobre a música do século 20 e 21

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - B


Sala a ser alocada
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

Critério de Avaliação

- Apresentação de seminários sobre as pesquisas em desenvolvimento dos discentes matriculados.

- Texto final sobre tema a ser definido ao longo do curso.

Bibliografia

BRINDLE, Reginald Smith. The New Music: The Avant-Garde since 1945. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.

COOK, Nicholas, EVERIST, Mark. eds. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, reprinted. 2010.

COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006.

COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros.” Revista Per Musi online, vol.16, Belo Horizonte, jul/dez 2007

FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

FORD, Andrew, TÉLLEZ, José Luis, org. Música presente: perspectivas para la música del siglo XXI. Fundación Autor, Madrid, 2006

LEÃO, Eliane (org.). Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba, PR: CRV, 2013\NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999.

LEONG, Daphne. Performing Knowledge: 20th-century music in analysis and performance. New York: Oxford University Press, 2019.

NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1984.

RAY, Sonia, org. Performance Musical e suas interfaces. Editora Vieira, Goiânia. 2015.

ROSS, Alex. Escuta Só: do clássico ao pop. São Paulo: COmpanhia das Letras, 2011.

ROSS, Alex. O Resto é Ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras. 2009

STRAUS, Joseph. Introduction to Post-tonal Theory. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2000.

TAGG, Philip. "Analisando a música popular: teoria, método e prática". Trad. Martha Ulhôa. In: Revista Em Pauta, vol. 14, nº 23. 2003

TRIPP. D. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo: 2005. P. 443-466.

WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence. New York: Oxford University Press, 2004.

Conteúdo

O curso tem como objetivo oferecer inicialmente um panorama das pesquisas desenvolvidas sobre a música do século 20 e 21, proporcionando um diálogo com as pesquisas em desenvolvimento dos alunos matriculados. Por meio de uma ação dialógica, os participantes realizaram seminários sobre suas pesquisas atuais.

Metodologia

A metodologia compreende as seguintes etapas: apresentação de um panorama geral das pesquisas envolvendo música do século 20 e 21 por meio de aulas expositivas e leitura de bibliografia selecionada; ação dialógica na geração dos seminários sobre as pesquisas desenvolvidas pelos participantes; discussão e estabelecimento de temas e caminhos convergentes observados nos seminários para elaboração de texto final da disciplina.

Observação