Seminário Experimental
SubtítuloPesquisa sobre a música do século 20 e 21
MS260 - B
- Apresentação de seminários sobre as pesquisas em desenvolvimento dos discentes matriculados.
- Texto final sobre tema a ser definido ao longo do curso.
BRINDLE, Reginald Smith. The New Music: The Avant-Garde since 1945. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.
COOK, Nicholas, EVERIST, Mark. eds. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, reprinted. 2010.
COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006.
COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros.” Revista Per Musi online, vol.16, Belo Horizonte, jul/dez 2007
FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
FORD, Andrew, TÉLLEZ, José Luis, org. Música presente: perspectivas para la música del siglo XXI. Fundación Autor, Madrid, 2006
LEÃO, Eliane (org.). Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba, PR: CRV, 2013\NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999.
LEONG, Daphne. Performing Knowledge: 20th-century music in analysis and performance. New York: Oxford University Press, 2019.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1984.
RAY, Sonia, org. Performance Musical e suas interfaces. Editora Vieira, Goiânia. 2015.
ROSS, Alex. Escuta Só: do clássico ao pop. São Paulo: COmpanhia das Letras, 2011.
ROSS, Alex. O Resto é Ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras. 2009
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-tonal Theory. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2000.
TAGG, Philip. "Analisando a música popular: teoria, método e prática". Trad. Martha Ulhôa. In: Revista Em Pauta, vol. 14, nº 23. 2003
TRIPP. D. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo: 2005. P. 443-466.
WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence. New York: Oxford University Press, 2004.
O curso tem como objetivo oferecer inicialmente um panorama das pesquisas desenvolvidas sobre a música do século 20 e 21, proporcionando um diálogo com as pesquisas em desenvolvimento dos alunos matriculados. Por meio de uma ação dialógica, os participantes realizaram seminários sobre suas pesquisas atuais.
A metodologia compreende as seguintes etapas: apresentação de um panorama geral das pesquisas envolvendo música do século 20 e 21 por meio de aulas expositivas e leitura de bibliografia selecionada; ação dialógica na geração dos seminários sobre as pesquisas desenvolvidas pelos participantes; discussão e estabelecimento de temas e caminhos convergentes observados nos seminários para elaboração de texto final da disciplina.