Turma MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música - Turma A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Música

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS129 - A


Sala Sala AP 07 (Departamento de Artes Plásticas)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

 

 

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Participação nas atividades propostas – leituras e discussões – e nos seminários de fim de curso

Bibliografia

ADLER, Guido, "Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft”, Vierteljahrschrift für Musikwissenschaft 1 (1885), p. 5-20

 

ADLER, Guido, "The Scope, Method, and Aim of Musicology” (Erica Mugglestone Tr.), Yearbook for Traditional Music, 13 (1981), pp. 1-21

 

BARTLEET, Brydie-Leigh; ELLIS, Carolyn (Ed.). Music autoethnographies: Making Autoethnography Sing / Making Music Personal. Sydney: Australian Academic Press, 2010.

 

BLANCO, Mercedes. ¿Autobiografía o autoetnografía?. Desacatos, n. 38, p. 169-178, 2012. Disponível em: <http://desacatos.ciesas.edu.mx/index.php/Desacatos/article/view/278>

 

COOK, Nicholas, Beyond the Score: music as performance. New York: Oxford. University Press, 2013.

 

SZENDY, Peter, Écoute, une histoire de nos oreilles, Paris, Éditions de minuit, 2001.

 

SZENDY, Peter, Listen, a history of our ears (Charlotte Mandell, Tr.), New York: Fordham University Press, 2008.

 

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2001.

 

FREIRE. V (org.). Horizontes da Pesquisa em Música. São Paulo: 7 Letras, 2010.

 

HASEMAN, B. Manifesto pela pesquisa performativa. In: Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP / organização: Charles Roberto Silva; Daina Felix; Danilo Silveira; Humberto Issao Sueyoshi; Marcello Amalfi; Sofia Boito; Umberto Cerasoli Jr; Victor de Seixas; – São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. Disponível em:  https://ppgipc.cienciassociais.ufg.br/up/378/o/Manifesto_pela_pesquisa_performativa_%28Brad_Haseman%29.pdf

 

NOLAN, Catherine. "Reflections on the Relationship of Analysis and Performance". College Music Symposium, v. 33/34, p. 112-139, 1993/1994.

 

SANTOS, João Almeida, FILHO, Domingos Parra. Metodologia Científica. São Paulo: Cengage Learning, 2011

 

SEEGER, Anthony, Etnografia da Música. Cadernos de Campo. São Paulo, No. 17, p. 237-259,

 

SLAGER, Hans. "Art and Method". in Artists with PhDs: on the new doctoral degree in studio art, Washington, New Academia, Publishing, 2009, p. 52.

 

TAGG, Philip. "Analisando a música popular: teoria, método e prática". Trad. Martha Ulhôa. In: Revista Em Pauta, vol. 14, nº 23. 2003

 

TRIPP. D. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo: 2005. P. 443-466. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf

Conteúdo

Serão contempladas diversas dimensões dos processos metodológicos em pesquisa, tanto gerais como mais específico da área de Artes/Música.

Serão contempladas:

uma dimensão mais pragmática, contemplando: formalização, formatação, delimitação e normatização de projetos de pesquisa e textos acadêmicos, acesso e consulta a bases de dados, questões voltadas a ética e boa conduta científicas e acadêmicas (diretrizes preventivas).

conceitos gerais sobre Método e Conhecimento Científicos:  Método Geral e suas fases (observação, hipóteses, experimentação, indução), métodos dedutivo e indutivo, tipos de pesquisa (preliminar, teórica, pura, aplicada, documental, de campo, etc...), paradigmas tradicionais (pesquisas quantitativa e qualitativa)

propostas metodológicas mais específicas às humanidades e artes (de maneira a contemplar as especificidades das 3 linhas de pesquisa do PPG-Música):  pesquisa-ação, pesquisa performativa, pesquisa-guiada-pela-prática, pesquisa artística, etnografia, etc.

Metodologia

Aulas dialógicas apoiadas em textos lidos previamente

Apresentação e discussão de metodologias empregadas por pesquisadores convidados

Seminários de apresentação de projetos dos alunos, com ênfase no seu escopo metodológico

Observação