Bibliografia
ALVES, Júlio Ribeiro. The history of the guitar. Marshall University, 2015.
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Editora Zahar. 1986.
CASTAGNA, Paulo e ANTUNES, Gilson. 1916: o violão brasileiro já é uma arte. Cultura Vozes, São Paulo, ano 88, n.1, p.37-51, jan./fev. 1994.
DELVIZIO, Cyro M. Agustín Barrios e o Brasil: um relato histórico sobre sua interação com o meio artístico brasileiro. Dissertação de mestrado, UFRJ, 2011.
PRADA, Teresinha Rodrigues Soares. Música, estudos culturais e educação:
trajetórias e perspectivas na pesquisa. Editora CRV, 2018.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974.
ZACZÉSKI, Monicky. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista brasileira de ensino de física, Volume 40, n° 01, 2018.
Conteúdo
A disciplina apresentará um histórico do desenvolvimento do violão no Brasil nos séculos XX e XXI. Ela abrangerá os principais compositores, intérpretes e didatas, observando os assuntos por ordem cronológica. A aula será aplicada através de documento em Powerpoint, vídeos específicos e áudios escolhidos especificamente para cada objeto trabalhado. Compositores não-violonistas (como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Guerra-Peixe) certamente serão tratados pela importância dentro do desenvolvimento do instrumento no Brasil. Serão discutidas as principais formas musicais, além das questões referentes ao violão no Século XXI, como as novas fontes de divulgação e renda entre violonistas (como os influenciadores e redes sociais) e o papel das teses e dissertações para as pesquisas violonísticas atuais.
Metodologia
A disciplina será aplicada através de método bibliográfico, especificamente por capítulos de livros e artigos, documentos em áudio (incluíndo entrevistas históricas realizadas pelo professor da disciplina) e vídeos. Outras metodologias poderão ser observadas dependendo do número de alunos e das demandas especificadas.