Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Subtítuloescuta e análise harmônica avançada
MS104 - A
Dados da disciplina
As aulas terão início no dia 13/03/2024.
Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Subtítuloescuta e análise harmônica avançada
MS104 - A
As aulas terão início no dia 13/03/2024.
Para alunos de graduação: availação de evolução de percepção e competência de análise harmônica de forma oral
para alunos de pós-graduação: análise de obra
ABROMONT, Claude. Petit précis du commentaire d'écoute. Paris: Fayard, 2010.
BUONVIRI, Nathan O. Effects of two listening strategies for melodic dictation. Journal of Research in Music Education , October 2017, Vol. 65, No. 3 (October 2017), pp. 347-359
CROSS, Ian. Music Analysis and Music Perception. Music Analysis , Mar., 1998, Vol. 17, No. 1 (Mar., 1998), pp. 3-20
GUILLARD, Georges. Manuel pratique d'analyse auditive et de commentaire d'écoute. Editions Musicales Transatlatiques (enlarged édition, 2010).
KLONOSKI, Edward. Improving Dictation as an Aural-Skills Instructional Tool . Music Educators Journal , Sep., 2006, Vol. 93, No. 1 (Sep., 2006), pp. 54-59
Obras musicais (sujeito a mudanças)
Maurice Ravel. Concerto para piano em Sol Maior: Segundo movimento Adagio Assai.
Gustav Mahler. Sinfonia nº5: Adagietto
Arnold Schoenberg. Noite Transfigurada, op.4
Richard Strauss. Metamorfose.
Disciplina eminentemente prática, com treinos de escuta, transcrição e análise de obras orquestrais do final do século XIX e começo do século XX. Obras selecionadas: Ravel: Concerto para piano e orquestra, 2o movimento; Mahler Adagieto sa Sinfonia 5; Schoenberg: Noite Transfigurada, op.4; Richard Strauss: Metamorfose
Escuta das obras, transcrição melódica e análise harmônica posterior com partitura.
Para a disciplina necessita-se sala com piano ou teclado de boa qualidade, data show e audio de boa qualidade.
Alunos devem trazer caderno de música ou equipamento com editor de partituras.