Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

escuta e análise harmônica avançada

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala DM41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As aulas terão início no dia 13/03/2024.

Docentes

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

Para alunos de graduação: availação de evolução de percepção e competência de análise harmônica de forma oral

para alunos de pós-graduação: análise de obra 

Bibliografia

ABROMONT, Claude. Petit précis du commentaire d'écoute. Paris: Fayard, 2010.

BUONVIRI, Nathan O. Effects of two listening strategies for melodic dictation. Journal of Research in Music Education , October 2017, Vol. 65, No. 3 (October 2017), pp. 347-359

CROSS, Ian. Music Analysis and Music Perception. Music Analysis , Mar., 1998, Vol. 17, No. 1 (Mar., 1998), pp. 3-20

GUILLARD, Georges. Manuel pratique d'analyse auditive et de commentaire d'écoute. Editions Musicales Transatlatiques (enlarged édition, 2010).

KLONOSKI, Edward. Improving Dictation as an Aural-Skills Instructional Tool . Music Educators Journal , Sep., 2006, Vol. 93, No. 1 (Sep., 2006), pp. 54-59

 

Obras musicais (sujeito a mudanças)

Maurice Ravel. Concerto para piano em Sol Maior: Segundo movimento Adagio Assai.

Gustav Mahler. Sinfonia nº5: Adagietto

Arnold Schoenberg. Noite Transfigurada, op.4

Richard Strauss. Metamorfose.

Conteúdo

Disciplina eminentemente prática, com treinos de escuta, transcrição e análise de obras orquestrais do final do século XIX e começo do século XX. Obras selecionadas: Ravel: Concerto para piano e orquestra, 2o movimento; Mahler Adagieto sa Sinfonia 5; Schoenberg: Noite Transfigurada, op.4; Richard Strauss: Metamorfose

Metodologia

Escuta das obras, transcrição melódica e análise harmônica posterior com partitura. 

Observação

Para a disciplina necessita-se sala com piano ou teclado de boa qualidade, data show e audio de boa qualidade. 

Alunos devem trazer caderno de música ou equipamento com editor de partituras.