Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Educação musical, linguagem e desenvolvimento

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala Sala DM05 - Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As aulas terão início em 12/03/2024.

Docentes

Silvia Cordeiro Nassif

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas

Trabalho final no formato de seminário oral

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

NASSIF, Silvia C. Educação musical no Brasil: Aonde chegamos, para onde vamos. Epistemus, Del Plata, v. 10, n. 1, p. 1-26, 2022.

NASSIF, Silvia C. Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio. In: MONTEIRO, Solange A. S. (Org.). Música, filosofia e educação v.2. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 121-129.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. A escuta musical: um processo dialógico. Educação, Batatais, v. 6, n. 2, p. 143-161, jul./dez. 2016.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. A música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, v. 4, n. 2, p. 127-153, 2011.

NASSIF, S. C. Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música. Revista Música Hodie, Goiânia, V.15 - n.2, p. 106-121, 2015.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. Apreciação musical para não-musicistas: Uma proposta a partir do Círculo de Bakhtin. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, p.1-28, 2019.

PRESTES, Zoia; Tunes, Elizabeth (orgs.). 7 aulas de Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

VERESOV, Nikolai. The concept of perezhivanie in cultural-historical theory: content and contexts. In: FLEER, M. et al (eds.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity, Perspectivies in Cultural-Historical Research 1. Singapore: Springer Nature, 2017, p.47-70.

VERESOV, Nikolai; FLEER, Marilyn. Perezhivanie as a Theoretical Concept for Researching Young Children’s Development.  Mind, Culture, and Activity, V.23, n. 4, p. 325-335, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1186198

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev S. Psicologia, educação e desenvolvimento. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VOLÓSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Eidtora 34, 2017.

Conteúdo

Este curso aborda alguns fundamentos da educação musical a partir da perspectiva da linguagem e do desenvolvimento humano. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, incluem-se:

- Educação musical e a centralidade da cultura

- O biológico e o cultural no desenvolvimento

- Conceito de vivência e o papel do meio

- Desenvolvimento da percepção e da memória

- Imaginação e a criação na infância

- Relação entre desenvolvimento e aprendizagem

- Música como discurso: enunciado e gênero

- Questões sobre significação musical: signo e sentido

- Escuta musical e dialogia

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.

Observação