Pesquisa Avançada em Artes
SubtítuloMetodologias e Processos
AC002 - A
Pesquisa Avançada em Artes
SubtítuloMetodologias e Processos
AC002 - A
Participação em aula, assiduidade e entrega de trabalho final.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó-SC: Argos, 2010.
Inteiro - texto curto
ROLNIK, S. Cartografia ou de como pensar com o corpo vibrátil. Núcleo de Estudos da Subjetividade. PUC-SP.
Disponível em:<http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020.
Inteiro. Texto curto
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.
somente capítulos 6, 7 e 8
DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia?. 3.ed. São Paulo: editora 34, 2010.
Somente a partir da página 213 até o fim
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
Somente o capítulo 1 - Rizoma
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.3. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
Somente o capítulo Como criar para si um corpo-sem-órgãos e Três novelas…
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006.
Somente capitulo 16.
BADIOU, Alain. Em Busca do Real Perdido. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Texto Curto
BAUMGARTEL, S. A. Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação? Conceição/Conception , Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 116–150, 2018.
DOI: 10.20396/conce.v7i2.8653351.
Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653351.
Acesso em: 10 mar. 2021.
BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. Trad. Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1 Edições, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia . vol. 3. São Paulo: editora 34, 1996.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques da Nizza da Silva. São Paulo. Perspectiva, 2002.
FERÁL, Josette. Além dos Limites. Tradução. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis peformativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
A eficácia e eficiência da metodologia científica há muito vem sendo questionada em relação à pesquisa em artes dentro da Academia. Em face disso, muitos outros processos foram desenvolvidos para que a pesquisa na área de artes tivesse resultados mais potentes tanto em termos artísticos práticos como em seu aspecto de questionamento e reflexão. Dessa forma nasceram sistemas e proposições que levam em conta os aspectos singulares do criador e da criação, seus elementos processuais, suas indefinições e suas problematizações intrínsecas. Cria-se, assim, um campo de questões claras ao campo artístico. Nesse rastro e no bojo da pesquisa qualitativa, propostas como a Arts-Based Research, Practice as Research, Autoetnografia, Cartografia, entre outras, buscam potencializar e compreender de uma maneira mais "atlético-afetiva" a pesquisa artística.
Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.