Fotografia: hibridismos e intertextualidade
SubtítuloAV015 - A
Dados da disciplina
Início das aulas: 07/03/2024.
Fotografia: hibridismos e intertextualidade
SubtítuloAV015 - A
Início das aulas: 07/03/2024.
A avaliação se realizará através de uma monografia e/ou artigo ao final da disciplina.
1. BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
2. BREDEKAMP, Horst. Teoria do acto icónico. Lisboa: KKYM, 2015
3. COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
4. Fabris, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume 1. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
5. ------------------------. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume 2. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
6. FARINA, Mauricius M. A imagem imprevista. Curitiba: Ed. CRV, 2014.
7. FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: fotogr@fia depois da fotografia. São Paulo: Gustave Gilli, 2012.
8. GUASCH, Anna Maria. Arte y archivo, 1920-2010. Genealogías, tipologias y descontinuidades. Madrid: Akal, 2011.
9. JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa: Ed. 70, 2005.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
10. LEMAGNY, Jean-Claude. La sombra y el tiempo: ensayos sobre la fotografia como arte. Buenos Aires: La marca, 2008.
11. MELCHIOR-BONNET, Sabine. História do espelho. Lisboa: Orfeu Negro, 2016.
12. ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora do Senac, 2009.
13. SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora do Senac, 2010.
14. STOICHITA, Victor I. Breve história da sombra. Lisboa: KKYM, 2016.
15. TRACHTENBERG, Alan [org.] Ensaios sobre fotografia: de Niépce e Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
1. A imagem verista: circunstâncias pré-fotográficas.
2. O inconsciente óptico como redução fenomenológica
3. Pensamento e experiência: histórias da imagem.
4. As poéticas do acontecimento: imagem e anacronismo.
5. Dialogismo e intertextualidade: o duplo das imagens.
6. O desvio como método: a mestiçagem poética.
7. A corporeidade especular e o fotográfico.
8. Realismo e distopias: jogos de cena na fotografia contemporânea.
9. Hibridismo, hipermodernidade e estratégias fabulares.
10. Pontos de histerese: a fotografia cínica.
Aulas expositivas com visionamento de imagens, e desenvolvimento de ensaios relacionados aos conteúdos da disciplina.
O recorte metodológico pretende relacionar o debate sobre a antiga noção de imagem verista relacionada com circunstâncias pré-fotográficas, um processo que se desenvolveu a partir dos aparelhos de visualização de imagem, particularmente a câmera escura e os espelhos, como um dos marcos para reconhecer determinadas circunstâncias expressivas da imagem fotográfica contemporânea. Se os aparelhos ópticos ajudaram a perceber a imagem não apenas como fenômeno da realidade, mas como processo de composição e transposição dos volumes para os planos, esse problema estava relacionado à pratica de determinada tradição em pintura. Historicamente a diversidade de experiências com o fotográfico, a partir do pictórico, constituiu a matéria de um relacionamento complexo, considerando a problemática ancestral do mimetismo e a potência inventiva da criação artística, determinando uma confluência na arte contemporânea que absorveu e recodificou o dispositivo fotográfico tratando de uma diversidade de consequências expressivas. Esses processos são fundamentos para as abordagens ancoram essa disciplina, tratando particularmente de de processos de mestiçagem e de relações intertextuais que passam a incluir novas possibilidades de fabulação entre dispositivos convergentes da cultura visual, tais como a pintura e o cinema, além de processos de dialogismo poético que se produzem no universo pictórico e nos estudos da "planaridade" e do "quadro".