Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

O Movimento de Música Antiga - conceitos, historiografia e literatura

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala Sala 22 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Início das aulas: 07/03/2024.

Dada sua interdisciplinaridade e caráter reflexivo, esta disciplina também demonstra ser relevante para alunos de graduação.

Docentes

Marcus Held

Critério de Avaliação

Avaliação dos seminários, trabalhos e participação em aulas

Bibliografia

ADORNO, Theodor W. Filosofia da Nova Música. Tradução de Magda França. 3ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 1958. 

______. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. Tradução de R. de Moraes Barros. 2ª edição. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

AUGUSTIN, Kristina. Um Olhar Sobre A Musica Antiga: 50 Anos De Historia No Brasil. Niterói: Kristina Augustin, 1999.

BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip (Ed.). Disciplining Music: Musicology and its canons. Chicago: University Chicago Press, 1992.

BURTON, Anthony. A Performer's Guide to Music of the Baroque Period. London: The Associated Board of the Royal Schools of Music, 2002. 

BUTT, John. Playing with History: the historical approach to musical performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

COOK, Nicholas. Music, Performance, Meaning: selected essays. London e New York: Routledge, 2007.
______. Beyond the Score: music as performance. Oxford: Oxford University Press: 2013.

DOLMETSCH, Arnold. The Interpretation of the Music of the XVIIth and XVIIIth centuries revealed by contemporary evidence. London: Novello and Company, Limited. 1915.

DREYFUS, Laurence. Early Music Defended against Its Devotees: A Theory of Historical Performance in the Twentieth Century. The Musical Quarterly, v. 69, n.3 (verão, 1983), pp. 297-322

FABIAN, Dorottya. The Meaning of Authenticity and The Early Music Movement: A Historical Review. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music. vol. 32, n. 2, 2001. pp. 153-167. 

GODLOVITCH, Stan. Musical Performance: a philosophical study. London e New York: Routledge, 1998. 

HASKELL, Harry. The Early Music Revival: a History. New York: Dover Publicatios, 1996.

HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. de Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1988.

______. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Trad. de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

HAYNES, Bruce. The End of Early Music: a period performer's history of music. Oxford: Oxford University Press: 2007.

HAYNES, Bruce; BURGESS, Geoffrey. The Pathetick Musician: moving an audience in the Age of Eloquence. Oxford: Oxford University Press: 2016.

KENYON, Nicholas (Ed.). Authenticity and Early Music: a symposium. Oxford: Oxford University Press, 1988.

KERMAN, Joseph. Contemplating Music: challenges to Musicology. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

KUIJKEN, Barthold. The Notation is Not the Music: reflections on Early Music practice and performance. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2013. 

LANDOWSKA, Wanda. Musique Ancienne: styles, interprétation, instruments, artistes. Paris: Mercure de France, 1909. 

LAWSON, Colin; STOWELL, Robin (Ed.). The Historical Performance of Music: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

______. The Cambridge Encyclopedia of Historical Performance in Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. 

LOWENTHAL, David. The Past is a Foreign Country: revisited. Cambridge: Cambridge University Press: 2015.

REIS, Adonhiran. A Prática de Quarteto de Cordas: aspectos técnico-interpretativos e históricos. Curitiba: Appris, 2019.

ROSE, Stephen. Early Music in the Digital Age. LAWSON, Colin; STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge Encyclopedia of Historical Performance in Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.

TARLING, Judy. Baroque String Playing for Ingenious Learners. Hertfordshire: Corda Music Publications, 2001.

TARUSKIN, Richard. Text and Act: essays on music and performance. New York e Oxford: Oxford University Press, 1995.

Conteúdo

Esta disciplina tem como objetivo analisar o Movimento de Música Antiga na perspectiva histórica, filosófica e prática. Além disso, o curso pretende trabalhar sobre seus principais autores, críticos e entusiastas, com vistas a construir um panorama abrangente das práticas interpretativas históricas.

Metodologia

Aulas expositivas realizadas pelos docente e apresentações de trabalhos individuais ou em grupo realizadas pelos discentes.

Observação