Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

O teatro musical no Brasil

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala Sala ED09 - Faculdade de Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

As aulas terão início em 12/03/2024.
A sala de aula será informada em breve.

Docentes

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Critério de Avaliação

Participação em sala

Trabalho escrito

Possível seminário (a decidir)

Bibliografia

ADORNO, Bárbara. A popularização do teatro musical. Revista Arruaça, n. 0, 2013. Disponível  em: https://casperlibero.edu.br/revistas/a-popularizacao-do-teatro-musical/

ALMEIDA, Paulo Roberto de. A presença negra no teatro de revista de 1920. 2016. 130f.  Dissertação (Mestrado em História Social). Niterói - RJ: UFF, 2016. 

FOLEGATTI, Myrtes. O Musical Modelo Broadway nos Palcos Brasileiros. 187f. Tese  (Doutorado em Letras). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011. 

ESTEVES, Gerson da Silva. A Broadway não é aqui: Teatro musical no Brasil e do Brasil: Uma  diferença a se estudar. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Programa de Mestrado em  Comunicação, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2014. 

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Revista do  Programa de Pós-graduação em Letras, n. 26, jun. 2003, p. 63-81. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18LncAEex2ibCWhvU85uLt0fKDBmI6jLr/view?ts=611e6531 Acesso em: 09/11/2021 

MARTINS, William de Souza Nunes. Paschoal Segreto "Ministro das diversões" do Rio de  Janeiro (1883 - 1920). 2004. 171f. Dissertação (Mestrado em História Social). Rio de Janeiro:  UFRJ, 2004. 

MENCARELLI, Fernando Antonio. A voz e a partitura : teatro musical, industria e diversidade  cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). 305f. Tese (Doutorado em História). Campinas: IFCH,  Unicamp, 2003.  

MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na  produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 Acesso em: 11/11/2021 NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua  história. Ephemera. v. 1, n. 1, Dez. 2018. pp. 41-60. Disponível em:  

https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/ephemera/article/view/1662/1367 Acesso em  23/02/2021. 

NEVES, Larissa de Oliveira. Folguedo e teatro: onde termina um e começa o outro? Cadernos  Letra e Ato. v. 4. Jul. 2014. pp. 29-37.

NEVES, Larissa de Oliveira. O drama brasileiro moderno e a cultura popular. In: NOSELLA,  Berilo Luigi Deiró; MEDEIROS, Elen de; NEVES, Larissa de Oliveira (Org.). Perspectivas  sobre o drama moderno brasileiro: um cruzamento de olhares entre o popular, o estético e o  político. Belo Horizonte: LABED - Laboratório de Edição; FALE/UFMG, 2020, v. 1, p. 13-36.  Disponível em:  

https://labed-letras-ufmg.com.br/publicacoes/perspectivas-sobre-o-drama-moderno-brasileiro/ 

NEVES, Larissa de Oliveira. “Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo”, Urdimento. v. 2, n. 41, UDESC, 2021. Disponível em: 

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20378/13396 

NEVES, Larissa de Oliveira. Poética do teatro-folia. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

PAIVA, Verônica Maria Valadares. O pequeno que gritava: a (des)politização no musical Les  Miserables. 201f. Dissertação [Mestrado em Letras]. Brasília: UnB, 2017. PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva,  1999.

 RUBIM. Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação  profissional. Revista Poiésis. n. 16, Dez. 2010. pp. 40 – 51. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26974/15678 Acesso em 22/02/2021

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,  2020. 

SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro brasileira. Petrópolis-RJ: Vozes,  1988. 

URDIMENTO. v. 2 n. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Disponível  em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/839 Acesso em: 11/11/2021. VENEZIANO, Neyde. É Brasileiro, Já Passou de Americano. Revista Poiésis. n. 16, dez. 2010b.  pp. 52-61. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26977/15681 

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de revista brasileiro...oba! Campinas: Editora  da Unicamp, 1996.  

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de revista no Brasil: Dramaturgia e convenções. Campinas:  Editora da Unicamp/Pontes, 1991. 

VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis. n. 16,  Dez. 2010a. pp. 09-11 Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26967/15671 

Conteúdo

A. O musical contemporâneo

1. O musical estrangeiro em São Paulo:

                                          West End e Broadway - história, poética, convenções, linguagem

                                           Entre E.U.A., Inglaterra e Brasil.

2. Musicais brasileiros contemporâneos e a cultura popular nacional

B. Século XIX: operetas e revistas entre a França e o Brasil

C. Começo do século XX: burletas e revistas

D. Segunda metade do século XX: musicais "políticos"

Metodologia

Aulas expositivas; debates; temas para discussão; possível apresentação de seminários. Apresentação de vídeos ou canções.

Observação