Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Interação Humano-Computador e suas Aplicações em Música: Conceitos Teóricos, Realidade Virtual e Instrumentos Musicais Digitais.

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - A


Sala NICS - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO SONORA
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

OFERECIMENTO CANCELADO.

Docentes

Manuel Silveira Falleiros

Professor convidado

Dra. Elena Partesotti

Critério de Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base nos ítens abaixo:

-Presença e participação
-Realização das atividades propostas
-Avaliação contínua

Bibliografia

1. Barsalou, L. W. (2008). Grounded cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617–645
2. Camurri, A., Volpe, G., Canazza, S., Canepa, C., Rodá, A., Zanolla, S., Foresti, G. L. 2010. The ‘Stanza
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Computing Conference: 353-360.
3. Cappelen, B., & Andersson, A. P. (2012). Musicking tangibles for empowerment. In Computers Helping
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4. Cappelen, B., & Andersson, A. P. (2013). Towards an empowering tangible interaction design for
diversity.
5. Cappelen, B., and Andersson, A. P. 2011. Expanding the Role of the Instrument. In Proceedings of the
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6. Carreras, A., & Parés, N. (2004). Designing an Interactive Installation for Children to Experience Abstract
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7. Dourish, P. (2001). Where the Action Is: The Foundations of Embodied Interaction. Cambridge: MIT Press
8. Gibson, J. J. (1979) The Ecological Approach to Visual Perception, Boston: Houghton Mifflin. ISBN
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11. Johnson, M. The Body in the Mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason, Chicago
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12. Kozel, S. 2007. Closer: Performance, Technologies, Phenomenology. London: The MIT Press.
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16. Nagler, J. 2014. Music aesthetics, music technology, and music therapy. In Music Technology in
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17. Nardi, B. A. (1996). Activity theory and human computer interaction In B. A. Nardi (Ed.), Context and
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18. Papert, S. (1980) Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, Inc., New York,
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19. Papert, S. (1987) Microworlds: transforming education, In Artificial intelligence and education, Vol. 1,
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20. Partesotti, E., Peñalba, A., & Manzolli, J. (2018). Digital instruments and their uses in music therapy.
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21. Partesotti, E., Peñalba, A., Manzolli, J. Interactive musical technology enhances creativity: a case study
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23. Peñalba, A., Valles M.J., Partesotti E., Castañón R., Sevillano M.A. Types of interaction in the use of
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24. Peñalba, A., Valles, M. J., Partesotti, E., Sevillano, M. Á., & Castañón, R. 2019. Accessibility and
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25. Resnick, M. 2002. Rethinking Learning in the Digital Age. In The Global Information Technology Report:
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26. Resnick, M. and Silverman, B. (2005) Some reflections on designing construction kits for kids. In
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27. Scaife, M., Rogers, Y., Aldrich, F., & Davies, M. (1997). Designing for or designing with? Informant
design for interactive learning environments. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in
computing systems - CHI ’97 (pp. 343–350). New York, New York, USA: ACM Press.
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28. Schuler, D, and Marnioka, A. 1993. (eds.) Participatory Design: Principles and Practices. Lawrence
Earlbaum, Hillsdale, NJ.
29. Serafin, S., Adjorlu, A., Nilsson, N., Thomsen, L., & Nordahl, R. (2017, March). Considerations on the
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30. Varela, F., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind: Cognitive Science and Human
Experience. MIT Press
31. Wilson, M. (2002). Six views of embodied cognition. Psychonomic Bulletin & Review, 9(4), 625–36.

Conteúdo

1. Introdução à Realidade Virtual no Contexto Musical:
- Conceitos fundamentais de Realidade Virtual aplicados à música.
- Exploração da história e evolução da RV no mundo da música.
2. Distinção entre Realidade Aumentada, Realidade Mista e Presença Virtual:
- Aprofundamento nas diferenças cruciais entre essas tecnologias.
- Análise das implicações práticas para criação musical e interação humana.
3. Dispositivos de Música Digital (DMIs) no Contexto Terapêutico:
- Estudo das aplicações dos DMIs na musicoterapia.
- Análise de estudos de caso e discussões sobre as melhores práticas.
4. DMIs em Performances Artísticas e Criação Musical:
- Exploração das novas fronteiras da expressão artística com DMIs.
- Criação e apresentação de performances musicais interativas usando DMIs.
5. Jogos Educacionais baseados em DMIs e Realidade Virtual:
- Design e desenvolvimento de jogos educacionais envolventes usando DMIs e RV.
- Avaliação da eficácia pedagógica e da experiência do usuário.

Metodologia

O curso será estruturado por meio de uma combinação de aulas teóricas, apresentações práticas e análises de estudos de caso. Os estudantes terão a oportunidade de interagir em no Labarotório de Comunicação Sonora - LCS/NICS em aplicações de imersão digital e participando de projetos teóricos guiados.

Observação

Dra. Elena Partesotti é pesquisadora de pós-doutorado no NICS, onde está pesquisando as mudanças comportamentais e a interação multimodal no DMI estendido chamado BehCreative para fins terapêuticos a partir de uma perspectiva neurotecnológica. Sua pesquisa tem como base a filosofia do corpo e a cognição musical. Possui doutorado internacional em Musicologia pela Universidade de Valladolid - Espanha - e pela Unicamp. Musicoterapeuta com experiência em hospitais e escolas, pela Universidade Autônoma de Madri (Espenha). Cursou disciplinas avançadas em Música e Musicoterapia em Neurologia (Universidade de Ferrara) e do mestrado em Sistemas Cognitivos e Mídia Interativa na UPF (Barcelona).