Turma DE627 - Seminários Avançados III - Turma B

Nome

Seminários Avançados III

Subtítulo

Discussão e/ou elaboração de projetos de pesquisa: apontamentos metodológicos

Cód. Disciplina - Turma

DE627 - B


Sala Sala PB11 - Ciclo Básico II
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE627 - Seminários Avançados III
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Início das aulas: 12/03/2024.

Aceite de alunos especiais a depender do número de matriculados.

Aceite de alunos em final da graduação.

Docentes

Iara Aparecida Beleli

Critério de Avaliação

Elaboração de projeto de pesquisa.

Discussão das várias fases dos projetos.

Bibliografia

BESSA, Karla. Perdidos, marginais e exóticos. Uma reflexão sobre como a filmografia brasileira enquadra alteridades e fronteiras. Século XXI, Revista de Ciências Sociais, v.9, no 1, jan./jun. 2019, pp.195-222.

BUTLER, Judith. Regulações de Gênero. cadernos pagu (42), janeiro-junho de 2014, pp.249-274.

COELHO, Maria Claudia. As emoções e o trabalho intellectual. Horiz. antropol., Porto Alegre, ano 25, n. 54, maio/ago. 2019, pp. 273-297.

FREIRE FILHO, João. Era uma vez o “país da alegria”: mídia, estados de ânimo e identidade nacional. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, set./dez. 2015, pp. 401-420.

GUIMARÃES, Pedro e BESSA, Karla. Provocações feministas: Alain Bergala diante de Monika e seus desejos. Dossiê Os Estudos Atorais – revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos –v. 22, n. 1, 2019.

HALL, Stuart. Raça, um significado flutuante?. Conferência de 1995 (Race, the Floating Signifier) [Tradução de Liv Sovik, em colaboração com Katia Santos] http://revistazcultural.pacc.ufrj.br.

HARAWAY,  Donna J. Manifesto ciborgue Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. www.livrosdehumanas.org

LAURETIS, Teresa de.  A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Tendências e Impasses – o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MARTÍN-BARBERO, Jesús Por Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Uma aventura epistemologica. Matrizes, ano2, n.2 primeirosemestrede 2009.

PISCITELLI. Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, v.11, n.2, jul/dez. 2008. p. 263-74

SCOTT, Joan. O enigma da igualdade. Rev. Estud. Fem. vol.13 no.1, Florianópolis Jan./Apr. 2005

SHOHAT, Ella. Des-orientar Cleópatra: um tropo moderno de identidade. cadernos pagu (23), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2004, p.11-54.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644656

SOBRINHO, Gilberto Alexandre As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital. Lumina, Vol.10, nº3, dezembro 2016.

A bibliografia será atualizada a partir dos projetos a serem discutidos no curso.

Conteúdo

O foco da disciplina é discutir os projetos científicos, enfatizando o debate sobre as metodologias escolhidas para trabalhar no campo da comunicação/audiovisual. Com esse intento, propomos o esmiuçamento de diferentes metodologias, com ênfase na pesquisa qualitativa, introduzindo uma discussão sobre como as diferenças – de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade, geração, entre outras – operam no campo pesquisado.  Essa discussão abrange, ainda, a delimitação do tema e, especialmente, as perguntas centrais da pesquisa, que delineiam os objetivos da investigação.

 

Metodologia

Aulas expositivas.

Discussão em grupo dos projetos de pesquisa e epistemologias.

Observação

Avaliação:

- participação das discussões em sala de aula

- trabalho final, que consistirá em uma discussão do projeto de cada aluna/o em diálogo com a bibliografia discutida no curso