Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
SubtítuloMúsica Brasileira da segunda metade do século XIX - Relações Europeias
MS103 - C
Dados da disciplina
Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
SubtítuloMúsica Brasileira da segunda metade do século XIX - Relações Europeias
MS103 - C
De acordo com as apresentações em aula dos seminários, em grupo ou individuais, assim como de curtas tarefas sobre temas correlatos, todas tendo ligação com o contexto dos temas estudados.
Bibliografia
ANDRADE, M. A Fosca. Revista Brasileira de Música, v.1, f.2, 1934, p. 117-124.
ANDRADE, M. Fosca. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p. 251-263.
ANDREWS, J. Montezuma e Il Guarany - Aurifex . v. 1, 2000. Disponível em: <http://
www.goldsmiths.ac.uk/aurifex/issue1/andrews.html>. Aceso em: 10 maio de 2006.
BRAGA, F. Reminiscências. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p.93-95.
BUDDEN, J. The Operas of Verdi. v.3. Oxford: Clarendon Press, 2002. 546 p.
CARVALHO, I.G.V. Vida de Carlos Gomes. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1946. 189 p.
COELHO, L. M. A ópera italiana após 1870. São Paulo: Objetiva, 2002. p.17-27.
CONATI, M. Formação e afirmação de Gomes no panorama da ópera italiana. Notas e considerações. In: Gaspare Nelo Vetro – Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria editora Cátedra – Instituto Nacional do Livro, 1982. 74 p.
CONTIER, A. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andradee a questão da identidade cultural. Revista de História e Estudos Culturais, v. 1. 2014. Dispónível em: www.revistafenix.pro.br
MOSCO CARNER, G.R. The exotic element in Puccini. The Musical Quarterly , v. 22, n. 1, p. 45-67, 1936.
MURICY, A. Condor, notas sobre a esthetica dessa ópera. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, p. 300-307, 1936.
MUSSOMELI, G.G. Antonio Carlos Gomes: un musicista tra Scapigliatura e Verismo. Diastema, Gennaio, p. 8-14, 1992.
NICOLAISEN, J. Italian opera in transition, 1871-1893. Michigan: Ann Arbor, 1980.
NICOLODI, F. Italian opera. In: The Cambridge companion to Grand Opera. Cambridge: University Press, 2002. 496 p.
NOGUEIRA, L.W.M. Maneco Músico Pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 1997. 108 p.
Nogueira, Lenita Waldige Mendes. Museu Carlos Gomes – Catálogo de Manuscritos Musicais. São Paulo, Arte e Ciência, 1997 (b).
NOGUEIRA, L.W.M. Música em Campinas nos últimos anos do império. Campinas: Editroa da UNICAMP, FAPESP-CMU Publicações, 2001. p: 359.
NOGUEIRA, L.W.M. Música e política: o caso de Carlos Gomes. In: Congresso da ANPPOM, XV, 2005, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Mùsica da UFRJ, 2005. p. 243-249. CD-ROM
PISTONE, D. A ópera italiana no século XIX de Rossini a Puccini. Lisboa: Editorial Caminho, 1988. 225 p.
RODRIGUES, L. Carlos Gomes, os modernistas e Mario de Andrade. Revista Brasileira de Música (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 105-107, 2011.
SILVA, Olga Sofia Freitas. Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional . 2011. 159 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Música, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.
VETRO, G. N. Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra/INL, 1982. 339 p.
VETRO, G.N. Carteggi Italiani II. Brasília: Thesaurus Editora, 1998. 272 p.
VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., NOGUEIRA, L. W. M.
Uma ária para Virginia Damerini: a última Fosca de Carlos Gomes. Opus (Belo Horizonte. Online), v.19, p.111 - 140, 2013.
VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., TOLEDO, E.
Destruindo o mito e construindo o homem: revendo Antônio Carlos Gomes. ICTUS (PPGMUS/UFBA). , v.09, p.57 - 72, 2008
VIRMOND, M. C. L.
Órgão e grand-opéra: cenas de igreja nas obras de Antônio Carlos Gomes. Música em contexto (UnB). , v.1, p.71 - 92, 2008
VIRMOND, M. C. L., NOGUEIRA, L. W. M., TOLEDO, E.
Sobre uma alternativa composicional de Antônio Carlos Gomes na ópera Condor. Opus (Belo Horiz. Online). , v.31, p.12 - 19, 2007.
VIRMOND, M. C. L.; RIBEIRO, L. D’ A.; TOLON, R. M.; NOGUEIRA, L. W. M. Se Sa Minga de Antonio Carlos Gomes: contextualização histórica. Mimesis, Bauru, v. 35, n. 1, p. 25-48, 2014.
VOLPE, M.A. Remaking the Brazilian Myth of National Foundation: Il Guarany. Latin American Music Review, v. 23, n. 2, p. 179-194, 2002.
VOLPE, M.A. Carlos Gomes: a persistência de um paradigma em época de crepúsculo. Brasiliana, Rio de Janeiro, v. 17, p. 2-11, 2004.
WEAVER, W. The Golden Century of the Italian Opera – from Rossini to Puccini. Londres: Thames and Hudson, p. 157-159, 1980.
A disciplina inclui temas sobre a produção de Carlos Gomes, sua formação e relação com dois territórios específicos de ação, discute as características do ambiente musical de Campinas no século XIX e analisa mais detalhadamente algumas de suas óperas. Além disso, discutirá temas como a relação de Gomes com a música nacionalista e com seus representantes maiores na segunda metade do século XIX. Inclui ainda a relação da música praticada no segundo império e sua relação com o modelo estético europeu.
Os principais tópicos da disciplina serão tratados em forma de aulas expositivas, apresentações em vídeo, conferências por professores convidados e seminários apresentados pelos alunos.
A disciplina contará com palestrantes convidados.