Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Escrita Cartográfica e Performativa em Jogo

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala Sede do Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

As aulas serão ministradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel.

Docentes

Ana Cristina Colla

Professor convidado

Conrado Augusto Gandara Federici

Critério de Avaliação

-Leitura crítica e partilha de apontamentos sobre as escritas/projetos lidos;

-Leituras específicas da bibliografia;

-Compartilhamento de pesquisas;

-Apresentação de texto resultante da elaboração de temas resultantes dos encontros e articulados à própria pesquisa.

-Participação e frequência  ( 75%)

Bibliografia

ANDRÉ ARIAS; ERIN MANNING. PROPOSIÇÕES PARA UM MOVIMENTO MENOR. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n2.49811. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/49811.

 

COLLA, A. C. O CORPO DA PALAVRA OU A PALAVRA DO CORPO: A escrita como criação. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/RR-v6n2a2019-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46280. Acesso em: 27 out. 2023.

 

COLLA, A. C. Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.

 

FERRACINI, Renato. Presença e Vida. Corpos em arte. In: VII Reunião Científica da Abrace, v. 14, n.1, 2013. Anais. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/viireuniao/tfc/FERRACINI_Renato.pdf>.

GUEDES, A. O.; ROSA, C. C. D. da; BEMVENUTO, V. da S.; BEMVENUTO, V. da S. Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-20, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21556.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

 

KASTRUP, Virgínia. TEDESCO, Silvia. PASSOS, Eduardo. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

 

Abecedário Virgínia Kastrup: Cartografias da Invenção (2019). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mTWns8ACYDU>.

 

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

 

LLANSOL, Maria Gabriela. Entrevistas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

 

LARROSA, J. A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação &amp; Realidade, [S. l.], v. 29, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25417.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

ROLNIK, Suely. Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf>

 

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. Tradução de Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

VELARDI, M. QUESTIONAMENTOS E PROPOSTAS SOBRE CORPOS DE EMERGÊNCIA: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 9, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2018v9n1.40646. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/40646.

Conteúdo

- Escrita sobre/com o outro e escrita de si

- Escrita sobre como eu escrevo

- Escrita à partir de uma imagem, música, gesto

- Escrita sobre o melhor tema

- Escrita sobre a desidealização da academia

- Escrita sobre o projeto possível

Metodologia

-Aulas práticas sobre/com o tema abordado

-Compartilhamento de pesquisas

-Discussão sobre os princípios desenvolvidos

Observação

As aulas serão ministradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel.