Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V
SubtítuloReflexões e novas sensibilizações obre práticas educacionais, artísticas e multiculturais
AV044 - A
Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V
SubtítuloReflexões e novas sensibilizações obre práticas educacionais, artísticas e multiculturais
AV044 - A
Jurema Sampaio; Pelópidas Cypriano
A avaliação da aprendizagem se dará por evidência do protagonismo do estudante na participação ativa em aula e na apresentação de trabalho Oral e Escrito.
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, Sp: Papirus, 2012.
BOOTH, Wayne C. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005
BRIGGS, Asa. Uma História Social da Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHARNEY, Leo. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2016.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de
trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. Metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
MUNARI, Bruno. Artista e Designer. Lisboa: Editorial Presença, 1990. NORTHEDGE, Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.
ROBERTS, Royston M. Descobertas acidentais em ciências. Campinas, SP: Papirus, 1993.
TELES, P. e DE, M. (2017). Protagonismo, Reciclagem e Novas Sensibilizações em Oficinas Internacionais de Arte Tecnológica. In: SOARES, I. et all (Orgs.) Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para um diálogo intercultural. 1ed. São Paulo: ABPEducom, 2017, v., p. 637-645.
TELES. P. et Al. (3013). Technological migration and recycling process in the "Wishing Tree" Workshop: multicultural media literacy and protagonism. In: ARDIÓN, M e INMACOLATA, M. Libro de Actas. XIII Congreso Internacional Ibercom San Thiago de Compostela: IBERCOM, AssIBERCOM, AGACOM.
TUPY, Francisco; LEITÃO, Helena Poças. Metaverso Educacional de Bolso: conceitos, reflexões e possíveis impactos na educação. São Paulo: Arco 43 Editora, 2022.
WARBURG, Aby, Francesco Sassetti’s last injunctions to his son. Translated by David Britt, (Los Angeles, CA: Getty research institute Publication programs, 1999)
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2012.
Cultura Visual e ensino de arte;
A história da imagem e sua transição para o movimento - Atlas Mnemosyne;
Arte e Tecnologia - panoramas e perspectivas contemporâneas;
Estética: material, eletrônica e digital;
A arte no sagrado, no entretenimento e no consumo: tecnologias no afeto;
Originárias e diaspóricas: tecnoresistências, memória, decolonialismo e pensamento crítico;
Panóptico e vigilância;
Cultura Digital - Linguagens e suportes;
Vídeo-aula;
Expografia virtual;
Games e o ensino de artes;
Gerenciamento de projetos;
Cultura Maker e Cidades Criativas;
Interactor - Obra interativa;
Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte
Aulas expositivas dialógicas; Metodologias Ativas de Aprendizagem (Blended Learning, Movimento Maker, Projet Based Learning, Problem Based Learning, Peer to Peer Learning, Sala de Aula Invertida, Grupos Operativos, Videoconferências no Google Meet e Apoio às aulas presenciais e virtuais no Classroom do Google Workspace For Education.
Disciplina Híbrida