Turma AV044 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V

Subtítulo

Reflexões e novas sensibilizações obre práticas educacionais, artísticas e multiculturais

Cód. Disciplina - Turma

AV044 - A


Sala Reflexões e novas sensibilizações obre práticas educacionais, artísticas e multiculturais
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV044 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Selma Machado Simão

Paulo Cesar da Silva Teles

Lucia Helena Reily

Professor convidado

Jurema Sampaio; Pelópidas Cypriano

Critério de Avaliação

A avaliação da aprendizagem se dará por evidência do protagonismo do estudante na participação ativa em aula e na apresentação de trabalho Oral e Escrito.

Bibliografia

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, Sp: Papirus, 2012.

BOOTH, Wayne C. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005

BRIGGS, Asa. Uma História Social da Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHARNEY, Leo. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2016.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de

trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. Metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

MUNARI, Bruno. Artista e Designer. Lisboa: Editorial Presença, 1990. NORTHEDGE, Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

ROBERTS, Royston M. Descobertas acidentais em ciências. Campinas, SP: Papirus, 1993.

TELES, P. e DE, M. (2017). Protagonismo, Reciclagem e Novas Sensibilizações em Oficinas Internacionais de Arte Tecnológica. In: SOARES, I. et all (Orgs.) Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para um diálogo intercultural. 1ed. São Paulo: ABPEducom, 2017, v., p. 637-645.

TELES. P. et Al. (3013). Technological migration and recycling process in the "Wishing Tree" Workshop: multicultural media literacy and protagonism. In: ARDIÓN, M e INMACOLATA, M. Libro de Actas. XIII Congreso Internacional Ibercom San Thiago de Compostela: IBERCOM, AssIBERCOM, AGACOM.

TUPY, Francisco; LEITÃO, Helena Poças. Metaverso Educacional de Bolso: conceitos, reflexões e possíveis impactos na educação. São Paulo: Arco 43 Editora, 2022.

WARBURG, Aby, Francesco Sassetti’s last injunctions to his son. Translated by David Britt, (Los Angeles, CA: Getty research institute Publication programs, 1999)

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2012.

Conteúdo

Cultura Visual e ensino de arte;

A história da imagem e sua transição para o movimento - Atlas Mnemosyne;

Arte e Tecnologia - panoramas e perspectivas contemporâneas;

Estética: material, eletrônica e digital;

A arte no sagrado, no entretenimento e no consumo: tecnologias no afeto;

Originárias e diaspóricas: tecnoresistências, memória, decolonialismo e pensamento crítico;

Panóptico e vigilância;

Cultura Digital - Linguagens e suportes;

Vídeo-aula;

Expografia virtual;

Games e o ensino de artes;

Gerenciamento de projetos;

Cultura Maker e Cidades Criativas;

Interactor - Obra interativa;

Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte

Metodologia

Aulas expositivas dialógicas; Metodologias Ativas de Aprendizagem (Blended Learning, Movimento Maker, Projet Based Learning, Problem Based Learning, Peer to Peer Learning, Sala de Aula Invertida, Grupos Operativos, Videoconferências no Google Meet e Apoio às aulas presenciais e virtuais no Classroom do Google Workspace For Education.

Observação

Disciplina Híbrida