Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloAs árias de concerto de Mozart
MS107 - A
Acompanha as disciplinas Tópicos Especiais em Música de I a IV (MU 054, MU 055, MU 056, MU 057) na turma AF.
Participação nas aulas, com a preparação de uma ária de concerto, um seminário e um trabalho escrito.
ANGERMÜLLER, R. (ed.). Mozart : le arie da concerto ; Mozart e la musica massonica dei suoi tempi ; atti del convegno internazionale di studi, Rovereto, 26 - 27 Settembre 1998 / Associazione Mozart Italia. Bad Honnef : Bock, 2001.
BARROS, Cassiano. A orientação retórica no processo de composição do classicismo observada a partir do tratado Versuch einer anleitung zur composition (1782-1793) de H. C. Koch. Diss. Mestrado, IA-UNICAMP, 2006.
BARROS, Cassiano. O contexto de produção e recepção dos quartetos opus 10 de W. A. Mozart. Opus, v. 24, n. 3, p. 55-70, set./dez. 2018. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2403
BELTRAMI, P. G. La Metrica italiana. Bolonha: Il Mulino, 1991.
Corago. Repertorio e archivio di libretti del melodramma italiano dal 1600 al 1900 - http://corago.unibo.it/.
CROCKER, R. L. A History of Music Style, Nova York: Dover, 1986.
GALLARATI, P., La Forza delle parole. Mozart drammaturgo, Turim: Piccola Biblioteca Einaudi, 1993.
GOLDONI, C. Drammi per musica. https://www.carlogoldoni.it/public/
HEARTZ, D.; BAUMAN, T., Mozart's Operas, Univ. of California Press, 1992.
KEEFE, S. P. Mozart in Vienna. The Final Decade. Cambridge Univ. Press, 2017.
LANDON, H. R. (ed.), Mozart, um compêndio: guia completo da música e da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
LEOPOLD, S. (ed.), Mozart Handbuch, Kassel, Stuttgart: Bärenreiter : Metzler, 2005.
LESTER, Joel. 2011. Analysis and Performing Mozart. College Music Symposium, 51. (https://www.jstor.org/stable/26513065)
METASTASIO, P. Drammi per musica. http://www.progettometastasio.it/
MOZART, W. A. Concert arias. Ed. Bärenreiter e Digital Mozart Edition (https://dme-webdev.mozarteum.at/en/).
PIRROTTA, Nino. Early Opera and Aria. In PIRROTTA, N. & POVOLEDO, E., Music and Theatre from Poliziano to Monteverdi, Cambridge University Press, 1982, pp. 237-280.
RINK, John. 2002. Analysis and (or?) performance. In: RINK, John (Ed.). 2002. Musical Performance: A Guide to Understanding, p. 35–58. Cambridge: Cambridge University Press.
ROSEN, Charles. The Classical Style. Haydn, Mozart, Beethoven, Nova York, Londres: W.W. Norton & Company, 1997.
ROSEN, Charles. 1980. Sonata Forms. New York: W. W. Norton & Company.
SCHACHTER, Carl. 1991. 20th-Century Analysis and Mozart Performance. Early Music, 19(4), 620–626. (http://www.jstor.org/stable/3127925).
STROHM, R. Dramma per musica. Italian Opera Seria of the Eighteenth Century, New Haven e Londres: Yale University Press, 1997.
VANN, Jerry A. 1969. An Analysis of the Concert Arias for Soprano Voice Composed by W. A. Mozart in 1770. Denton: North Texas State University.
WEBSTER, James. 1991. The Analysis of Mozart’s Arias. In: EISEN, Cliff (Ed.). 1991. Mozart Studies, p. 101-199. Oxford: Oxford University Press.
WISOCKY, Cristina. Le arie da concerto di Wolfgang Amadeus Mozart per voce di soprano, Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2006.
WOODFIELD, I. Performing Operas for Mozart. Impresarios, Singers and Troupes. Cambridge Univ. Press, 2012.
A proposta é estudar as árias de concerto no conjunto da produção de Mozart e também preparar os alunos para a execução delas. A disciplina abordará, entre outros temas, a história da ária desde o século XVII (nas óperas, nos oratórios, nas cantatas, etc.); a versificação italiana e as convenções poéticas e musicais das óperas; a noção de concerto (vocal e instrumental) no século XVIII; a centralidade de Metastasio na literatura europeia do século XVIII; os cantores de ópera e sua relação com Mozart; a retórica e a composição musical no final do século XVIII. Também será dada ênfase especial à análise das partituras.
Aulas teóricas e práticas visando a reflexão sobre o repertório e a execução musical das árias de concerto de Mozart.