Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Musicares locais no Brasil e América Latina

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala DM35
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

As aulas terão início no dia 12/08/2024.

Docentes

Suzel Ana Reily

Professor convidado

Meno del Picchia

Critério de Avaliação

Apresentação oral

Trasbalho escrito

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Gabriel. Kondzilla e redes de música pop periférica; estética,  mercado e sentidos políticos. Introdução e Capítulo 1.Dissertação de mestrado.  UFPE, Recife: 2020. 

APPADURAI, Arjun. “The Production of Locality.” In A. Appadurai Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization, 178–199. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

BECKER, Howard. Art Worlds. Berkeley/London: University of California Press, 1982.

FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. (Ch. 1, pp. 1-11; if you’re keen have look at Ch 2.)

FREITAS, N & QUEIROZ, S. Vissungos - cantos afrodescendentes em Minas Gerais.

GIESBRECHT, Érica. Sambas de bumbo em Campinas: uma reflexão sobre corpo, performance e memória social.

LÜHNING, Angela. “Sustentabilidade de patrimônios musicais e políticas públicas a partir de experiências e vivências musicais em bairros populares”. Música e Cultura, 8 (1): 44-58, 2013.

MARTINS, Leda Maria. “Performances da oralitura: corpo, lugar da memória”. Letras, n. 26, pp. 63-81, 2003. An AI-produced translation will be made available for those who do not read portuguese.

MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993.

MENDONÇA, Ricardo; LOPES, EUNICE. “Sustentabilidade na criação de produtos de turismo cultural: o caso do Cante Alentejano”. In Atas da XI Semana de Gestão - Rumos Estratégicos: Começar e Recomeçar, p. 60-66. Tomar, Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, 2016

MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de. O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, política e a construção de um patrimônio cultural brasileiro. Patrimônio e memória, v. 14, n. 2, p. 240-255, 2018.

PALOMBINI, Carlos. "Soul Brasileiro e Funk Carioca". In: Opus. Vol 15. No. 1.  Goiânia: 2009 

PICCHIA, Meno del. “Fluxos, Quebrada E Musicar Funk – Se Sentir Dentro Da Música”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-175272, 2021. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175272.

REILY, Suzel “A experiência barroca e a identidade local na Semana Santa”. Per Musi, 24, p.43-53, 2011.

REILY, Suzel. “O musicar local e a produção da localidade”. Revista GIS, vol. 6, no. 1, e-185341, 2021.

REILY, Suzel. “O congado não é escola de samba”: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro.

REIS, Estêvão Amaro. Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia. Revista do IEB, n. 73, 100-22,  2019.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998. (Prelude, pp. 1-18)

TRAVASSOS, Elizabeth. “Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras”. Revista da ABEM, 12:11-19, 2005

TURINO, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: University of Chicago Press. (Ch. 2; if keen, read Ch 1 also.)

TURINO, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: University of Chicago Press. (Cap. 2 e 3.)

VIANNA, Hermano. "Histórico: internacional e carioca". Capítulo 1 em O Mundo  Funk Carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. 

 

 

Conteúdo

1) Discussões teóricas: Etnomusicologia, musicar local e comunidades musicais de prática

2) Musicares tradicionais 

3) Musicares afro-brasileiras

4) Musicares das encruzilhadas

5) Musicares das quebradas

6) Musicares e políticas públicas

 

Metodologia

Aulas expositivas;

Discussões coletivas das leituras de cada semana;

Filmes etnográficos;

Atividades práticas.

Observação

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