Turma AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais - Turma A

Nome

Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais

Subtítulo

Espaços formais e não-formais

Cód. Disciplina - Turma

AV038 - A


Sala AP07
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

O oferecimento desta disciplina será realizado juntamente com a disciplina Eletiva de Graduação do Curso de Artes Visuais - AP763 A - Pedagogia e Didática em Artes Visuais I

Atenção: O início das aulas ocorrerá dia 14/08/2024.

Docentes

Lucia Helena Reily

Selma Machado Simão

Critério de Avaliação

Leitura de textos e participação nas discussões;

Realização de seminário sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina;

Produção de trabalho acadêmico final sobre tema relacionado ao conteúdo da disciplina

Bibliografia

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do
coronavírus. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n. 7.7, p. 9-20, 2020,
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. In:
Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009
MacGregor, J. Metamorphosis - The Fiber Art of Judith Scott: The Outsider Artist and the Experience of
Down's Syndrome. Los Angeles: Creative Growth Art Center, 1999.
MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista
do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-
27.
MOURTADA, Rogério. 2018. “Arte, Artistas e Engajamentos nos Presídios Políticos de São Paulo (1969-
1979)”, in MOURO Revista Marxista – Núcleo de Estudos d’O Capital, Ano 10 , nº , São Paulo: Ideographos,
janeiro.
REILY, L. & POMPEU E SILVA, J.O.M. Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho
de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas:
Mercado de Letras, 2003.
RIDENTI, M. S. Artistas de la revolución brasileña en los años sesenta? Prismas. Revista de historia
intelectual, Universidad Nacional de Quilmes, v. 13, n. 13, 2009, p. 211-223.
RODRIGUES, Maristela Sanches. As professoras e os professores de arte e o currículo de São Paulo:
apropriações e negociações [trans] formadoras. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Artes), Instituto de Artes,
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Ler p. 49 a 95.

SILVA, Francisca de Kassia Carvalho; HAMMES, Bruno dos Santos. Arte na construção das identidades
indígenas: uma aproximação para refletir sobre a educação intercultural indígena. Revista Humanidades e
Inovação, v.4, n. 4, p. 216-224, 2017.

Conteúdo

Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;

O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;

Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.

Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.

O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;

Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.

Metodologia

Aulas expositivas;

Rodas de discussão;

Discussão sobre filmagens;

Seminários sobr responsabilidade dos alunos;

Apresentação sumária dos trabalhos escritos.

Observação

Atenção: O início das aulas ocorrerá dia 14/08/2024!

-->