Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais
SubtítuloEspaços formais e não-formais
AV038 - A
O oferecimento desta disciplina será realizado juntamente com a disciplina Eletiva de Graduação do Curso de Artes Visuais - AP763 A - Pedagogia e Didática em Artes Visuais I
Atenção: O início das aulas ocorrerá dia 14/08/2024.
Leitura de textos e participação nas discussões;
Realização de seminário sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina;
Produção de trabalho acadêmico final sobre tema relacionado ao conteúdo da disciplina
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do
coronavírus. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n. 7.7, p. 9-20, 2020,
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. In:
Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009
MacGregor, J. Metamorphosis - The Fiber Art of Judith Scott: The Outsider Artist and the Experience of
Down's Syndrome. Los Angeles: Creative Growth Art Center, 1999.
MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista
do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-
27.
MOURTADA, Rogério. 2018. “Arte, Artistas e Engajamentos nos Presídios Políticos de São Paulo (1969-
1979)”, in MOURO Revista Marxista – Núcleo de Estudos d’O Capital, Ano 10 , nº , São Paulo: Ideographos,
janeiro.
REILY, L. & POMPEU E SILVA, J.O.M. Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho
de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas:
Mercado de Letras, 2003.
RIDENTI, M. S. Artistas de la revolución brasileña en los años sesenta? Prismas. Revista de historia
intelectual, Universidad Nacional de Quilmes, v. 13, n. 13, 2009, p. 211-223.
RODRIGUES, Maristela Sanches. As professoras e os professores de arte e o currículo de São Paulo:
apropriações e negociações [trans] formadoras. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Artes), Instituto de Artes,
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Ler p. 49 a 95.
SILVA, Francisca de Kassia Carvalho; HAMMES, Bruno dos Santos. Arte na construção das identidades
indígenas: uma aproximação para refletir sobre a educação intercultural indígena. Revista Humanidades e
Inovação, v.4, n. 4, p. 216-224, 2017.
Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;
O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;
Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.
Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.
O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;
Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.
Aulas expositivas;
Rodas de discussão;
Discussão sobre filmagens;
Seminários sobr responsabilidade dos alunos;
Apresentação sumária dos trabalhos escritos.
Atenção: O início das aulas ocorrerá dia 14/08/2024!