Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloTratados Musicais dos Séculos XVII e XVIII
MS107 - B
Participação em aula, seminário e trabalho escrito.
BACH, Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.
BUELOW, George J. Thorough-Bass Accompaniment according to Johann David Heinichen. (Revised Edition). Ann Arbor: UMI Research Press, 1986.
BURNEY, Charles. A General History of Music. London: For the Author, 1776-1782.
DORIGATTI, Roberto. O bom gosto na execução musical em "Ensaio sobre como tocar a flauta transversal" (1752), de Johann Joachim Quantz. USP: mestrado, 2019. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27122019-164108/pt-br.php
HELD, Marcus. Francesco Geminiani (1687-1762): comentários e tradução da obra teórica completa. USP: mestrado, 2017. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27092017-101128/pt-br.php
__________. O caminho para a emulação: Francesco Geminiani e a consolidação do estilo inglês no século XVIII (1714-1762). USP: doutorado, 2021. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-13072022-153129/en.php
HILLER, Johann Adam. Kritischer Entwurf einer musikalischen Bibliothek. In: HILLER, Johann Adam. Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen an die Musik betreffend. Leipzig: Verlag der Zeitungs-Expedition, 1768: v. 11 -7; v.2, 9-12; v.3, 17-20; v.4, 25-29; v.5, 22-26; v.7, 49-53; v.8, 57-63; v.9, 65-68; v. 10, 73-77; v.11, 81-85; v. 13, v. 97-99; v. 14, 103-108.
LUCAS, Mônica. Relações entre Música e Linguagem na segunda metade do séc. XVIII: a Allgemeine Geschichte der Musik, de Johann Nikolaus Forkel. In: LUCAS, Monica e Cassiano Barros (orgs.). Musica Hodie Especial: Retórica, v. 9, n.2, 2011, p. 13-28.
LUCAS, Mônica; PASCHOAL, Stefano. Lugares-comuns e decoro interno na invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739). In: Revista Opus, v.27 n. 3, p. 1-32. Disponível em : https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2720/pdf
__________. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Oxford: Oxford University Press, 1985.
MUFFAT, Georg. Georg Muffat on Performance Practice: The Texts from Florilegium Primum, Florilegium Secundum, and Auserlesene Instrumentalmusik―A New Translation with Commentary. Indiana University Press, 2001
__________. Florilegium Primum (1695). Augsburg: Koppmayr, 1695.
__________. FLorilegium Secundum (1698). Passau: Georgij Adami Höller, 1698.
QUANTZ, Johann Joachim. Versuch einer Anweisug die Flöte Traversiere zu spielen. Berlin: Voss, 1752.
__________. On Playing the flute: London: Faber and Faber, 2001.
A bibliografia do curso poderá sofrer alterações de acordo com demandas específicas da turma.
A disciplina se propõe a apresentar e a introduzir o universo da tratadística musical dos séculos XVII e XVIII enquanto documento retórico, com o intuito de propiciar o primeiro contato com algumas das principais preceptivas musicais do período.
Os tratados selecionados contemplam aspectos históricos, críticos, composicionais, teóricos e práticos, incluindo obras de John Playford (diversos), Georg Muffat (1695 e 1698), Pier Francesco Tosi (1723), Francesco Geminiani (1748-1760), Johann Joachim Quantz (1752), Carl Philipp Emanuel Bach (1753-1762), Leopold Mozart (1756), Johann Adam Hiller (1768) e Burney (1776-1789).
Outras preceptivas poderão ser incluídas no curso, a depender da pesquisa dos discentes inscritos na disciplina.
Aulas expositivas ministradas pelo docente e apresentações de trabalhos individuais ou em grupo realizadas pelos discentes.
Esta disciplina pode interessar - e contemplar - discentes das áreas de Dança e de Artes Visuais.