Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
SubtítuloEdição de partituras musicais: metodologias e prática
MS104 - A
A disciplina ocorrerá no horário entre 10h00 e 13h00.
Haverá a participação de convidados externos para algumas das aulas. Eventualmente, as aulas poderão ser online, para contemplar a participação de convidados externos.
As aulas terão início no dia 9/8
Sala DM 43
Será proposta a elaboração de uma edição coletiva metodologicamente fundamentada de alguma(s) partitura(s) manuscrita(s) presente(s) no acervo da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da UNICAMP ou outros acervos. A partitura específica a ser editada dependerá da quantidade de alunos inscritos no curso.
CAMBRAIA, Cesar Nardelli. Introdução a critica textual. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. 216 p. (Leitura e critica). ISBN 8533620861 (broch.).
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teorias e práticas editoriais. 2 ed. Disponível em http://www.musicasacrabrasileira.com.br/index.php . Acesso em 17 out. 2022.
GRIER, James. The critical editing of music: history, method, and practice. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 1996. 267p., il. ISBN 0521558638 (broch.).
MADURELL, François. Situação de descoberta e escuta repetida. Duas chaves para a recepção da obra. In: Leitura, Escuta e Interpretação. Trad. Zélia Chueke (org.). Curitiba: Editora UFPR, 2013.
NAPOLITANO, Marcos. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica em música popular – problemas e perspectivas. In: Congresso da ANPPOM, XIV, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, p. 841-844, 2003.
NASCIMENTO, Hermilson Garcia do. A partitura na análise da música popular: construindo uma instância provisória de representação do Original Virtual. In: Congresso da ANPPOM, XX, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, p. 631-635, 2010.
A aula será dividida em três módulos principais:
1 - Aula expositiva e debate sobre a bibliografia principal de edição musical, com a análise de edições publicadas;
2 - Debates com a participação de professores e especialistas convidados da Unicamp e externos que farão a exposição de experiências em edição de partituras musicais;
3 - Aulas de discussão e oficinas práticas sobre o trabalho final de edição musical.
Esses módulos podem ser intercalados, não havendo uma ordem predeterminada para a ocorrência de cada um deles.
A metodologia contará (i) com a exposição e debate sobre a bibliografia principal, com análise de edições previamente publicadas; (ii) com a participação de professores e especilistas convidados da Unicamp e externos com vasta experiência na edição de partituras musicais; e (iii) com uma oficina para a criação coletiva de uma edição metodologicamente fundamentada.
Será necessária a utilização pelos alunos de software de edição musical.