Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Edição de partituras musicais: metodologias e prática

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala DM43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina ocorrerá no horário entre 10h00 e 13h00.

Haverá a participação de convidados externos para algumas das aulas. Eventualmente, as aulas poderão ser online, para contemplar a participação de convidados externos.

As aulas terão início no dia 9/8

Sala DM 43

Docentes

Tadeu Moraes Taffarello

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Hermilson Garcia do Nascimento

Critério de Avaliação

Será proposta a elaboração de uma edição coletiva metodologicamente fundamentada de alguma(s) partitura(s) manuscrita(s) presente(s) no acervo da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da UNICAMP ou outros acervos. A partitura específica a ser editada dependerá da quantidade de alunos inscritos no curso.

Bibliografia

CAMBRAIA, Cesar Nardelli. Introdução a critica textual. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. 216 p. (Leitura e critica). ISBN 8533620861 (broch.).

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teorias e práticas editoriais. 2 ed. Disponível em http://www.musicasacrabrasileira.com.br/index.php . Acesso em 17 out. 2022.

GRIER, James. The critical editing of music: history, method, and practice. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 1996. 267p., il. ISBN 0521558638 (broch.).

MADURELL, François. Situação de descoberta e escuta repetida. Duas chaves para a recepção da obra. In: Leitura, Escuta e Interpretação. Trad. Zélia Chueke (org.). Curitiba: Editora UFPR, 2013.

NAPOLITANO, Marcos. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica em música popular – problemas e perspectivas. In: Congresso da ANPPOM, XIV, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, p. 841-844, 2003.

NASCIMENTO, Hermilson Garcia do. A partitura na análise da música popular: construindo uma instância provisória de representação do Original Virtual.  In: Congresso da ANPPOM, XX, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, p. 631-635, 2010.

Conteúdo

A aula será dividida em três módulos principais:

1 - Aula expositiva e debate sobre a bibliografia principal de edição musical, com a análise de edições publicadas;

2 - Debates com a participação de professores e especialistas convidados da Unicamp e externos que farão a exposição de experiências em edição de partituras musicais;

3 - Aulas de discussão e oficinas práticas sobre o trabalho final de edição musical.

Esses módulos podem ser intercalados, não havendo uma ordem predeterminada para a ocorrência de cada um deles.

Metodologia

A metodologia contará (i) com a exposição e debate sobre a bibliografia principal, com análise de edições previamente publicadas; (ii) com a participação de professores e especilistas convidados da Unicamp e externos com vasta experiência na edição de partituras musicais; e (iii) com uma oficina para a criação coletiva de uma edição metodologicamente fundamentada.

Observação

Será necessária a utilização pelos alunos de software de edição musical.

-->