Turma AV204 - Laboratório IV - Turma A

Nome

Laboratório IV

Subtítulo

Impressões gráficas: considerações sobre o tempo e a memória na produção de livros de artista e livros-objetos

Cód. Disciplina - Turma

AV204 - A


Sala AP04 e AP05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV204 - Laboratório IV
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida no Laboratório de Gravura.

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a entrega de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados, além da produção artística – desenhos, fotografias, gravuras, técnicas mistas, colagens e outros.

Reunião da pesquisa prática e teórica. Documentação virtual do livro de artista (registro virtual) para arquivo e exposição do material realizado na disciplina.

Bibliografia

Entre os objetivos da disciplina situa-se a pesquisa teórica e a criação de projetos individuais na área de livros de artista e livros-objetos, narrativas visuais. Também acontecerão entrevistas e conversas com artistas e pesquisadores de livros de artistas e suas variações. O território do livro de artista promove proximidades com diversas áreas, como: arquivos históricos, arquivos fotográficos, coleções de assuntos variados, relações de texto e imagem e outros.

Conteúdo

- Estudar a presença dos livros de artista, livros-objetos, e livros de artista no panorama da arte contemporânea. Alguns aspectos históricos e variantes do tema como situar questões espaço-temporais; memoria, esquecimento. 

- Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, pintura , desenho etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento;

Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brusky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Lúcia Loeb e Waltércio Caldas, Julio Plaza, Rosangela Rennó, etc;

- Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski, Bruno Munari, Kiki Smith, etc;

- Arquivos, fotografias, pesquisas de documentos históricos recriados como ficção, textos, cartas, arquivos e fotografias;

- Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...);

- Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas e técnicas variadas envolvendo aspectos históricos e artísticos;

- Reflexão e pesquisa relacionados às leituras bibliográficas.

 

Metodologia

Aulas presenciais: utilização de apresentação em Power Point, videos e livros.

Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista;

- Indicação de leituras: ação do tempo, questões da memória visual;

- Apresentação de seminários com pesquisas finalizadas no modo presencial.

- Produção prática realizada em ateliê, segundo a escolha dos alunos, de acordo com suas pesquisas.

 

Observação

Entre os objetivos da disciplina situa-se a pesquisa teórica e a criação de projetos individuais na área de livros de artista e livros-objetos, narrativas visuais. Também acontecerão entrevistas e conversas com artistas e pesquisadores de livros de artistas e suas variações. O território do livro de artista promove proximidades com diversas áreas, como: arquivos históricos, arquivos fotográficos, coleções de assuntos variados, relações de texto e imagem e outros.

-->