Turma AV019 - Arte Pública: Questões Contemporâneas - Turma A

Nome

Arte Pública: Questões Contemporâneas

Subtítulo

O andar como Prática Estética e seus contextos Culturais-Políticos , Ecológicos e Decoloniais

Cód. Disciplina - Turma

AV019 - A


Sala sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV019 - Arte Pública: Questões Contemporâneas
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Oferecimento IA -Instituto de Artes

Docentes

Maria José de Azevedo Marcondes

Professor convidado

NÃO

Critério de Avaliação

A avaliação considerará :

1-  participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos,

2- capacidade de relacionar as imagens e os debates  da fundamentação teórica nos quais se inserem,

3- Realização de Seminário

4- Desenvolvimento de  monografia sobre imagens e práticas artísticas da obra de um artista estudado  na disciplina

 

Bibliografia

ARENDT, Hannah. “A Condição Humana”, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

ARDENNE, Paul. “Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación de intervención de participation”’ Murcia: Cendeac, 1962

ARDENNE, Paul. “Un arte ecológico: creación plastica y antropoceno”. Madri: Adriana Hidalgo Ed., 2022

BERENSTEIN, Paola J. “Elogio aos Errantes”, Salvador: EDUFBA, 2012

CARERI, Francesco. “Walkscapes: o caminhar como prática estética”, Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2013

CARERI, Francesco. “Caminhar e Parar”, Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2016.

DEUTSCHE, Rosalyn. “Evictions: Arts and Spacial Politics”, Londres: MIT, 1998;

GROSSMAN, Vanessa. “A Arquitetura e o Urbanismo revisitados pela Internacional Situacionista”. São Paulo: Annablume Editora, 2006

KWON, Mion. “One Place after Another. Site specific art and locacional identity”, Cambridge: MIT PRESSS, 2002

MESQUITA, André; ESCHE, Charles; BRADLEY, Will (org.). “Arte e Ativismo: Antologia ”, São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Publicações, AFTERALL. 2021.

NAZARETH, Paulo; ROCHA, Napê. “Corporalidades Encruzilhadas: Paulo Nazareth e Cadernos da África”. Rio de Janeiro: Editora Cobogo, 2024.

RANCIÈRE, Jacques. “A Partilha do Sensível: Estética e Política”. São Paulo: Editora 34, 2005

Santos, Laymert Garcia dos, “Becoming Other to Be Oneself: Francis Alÿs Inside the Borderline”. In Godfrey, Mark; Biesenbach, Klaus; Greenberg, Kerryn (eds.) Francis Alÿs: A Story of Deception, London, Tate Publishing, 2010, pp. 188-189.

SHEIKH, Simon, (ed.) “In the Place of the Public Sphere”. Berlin: B. Books, 2005.

Conteúdo

 A disciplina está estruturada em 3 partes: A primeira de fundamentação teórica sobre Arte Contextual  , Espaço Público , Esfera Pública , Território e os contextos culturais ,  políticos , decoloniais  e ecológicos envolvidos nas práticas estéticas  e artistas analisados.

 A  segunda parte   tratará dos paradigmas da arte pública contemporânea : arte no espaço público, arte no interesse público e arte como espaço público através das práticas do caminhar como prática estética em uma perspectiva histórica.

A terceira parte da disciplina abordará  manifestações  estéticas de artistas selecionados cujas performances ativaram conteúdos políticos, culturais e decoloniais .

 

Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido através :

1- Aulas Teóricas Expositivas, Leituras da bibliografia de referência e debates em sala de aula.

2- Seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina

3- Análise de  obras artísticas pertinentes ao conteúdo da disciplina

4- Trabalho Final  ( monografia com tema relacionado ao seminário realizado).

Observação

-->