Arte Pública: Questões Contemporâneas
SubtítuloO andar como Prática Estética e seus contextos Culturais-Políticos , Ecológicos e Decoloniais
AV019 - A
Oferecimento IA -Instituto de Artes
NÃO
A avaliação considerará :
1- participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos,
2- capacidade de relacionar as imagens e os debates da fundamentação teórica nos quais se inserem,
3- Realização de Seminário
4- Desenvolvimento de monografia sobre imagens e práticas artísticas da obra de um artista estudado na disciplina
ARENDT, Hannah. “A Condição Humana”, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
ARDENNE, Paul. “Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación de intervención de participation”’ Murcia: Cendeac, 1962
ARDENNE, Paul. “Un arte ecológico: creación plastica y antropoceno”. Madri: Adriana Hidalgo Ed., 2022
BERENSTEIN, Paola J. “Elogio aos Errantes”, Salvador: EDUFBA, 2012
CARERI, Francesco. “Walkscapes: o caminhar como prática estética”, Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2013
CARERI, Francesco. “Caminhar e Parar”, Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2016.
DEUTSCHE, Rosalyn. “Evictions: Arts and Spacial Politics”, Londres: MIT, 1998;
GROSSMAN, Vanessa. “A Arquitetura e o Urbanismo revisitados pela Internacional Situacionista”. São Paulo: Annablume Editora, 2006
KWON, Mion. “One Place after Another. Site specific art and locacional identity”, Cambridge: MIT PRESSS, 2002
MESQUITA, André; ESCHE, Charles; BRADLEY, Will (org.). “Arte e Ativismo: Antologia ”, São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Publicações, AFTERALL. 2021.
NAZARETH, Paulo; ROCHA, Napê. “Corporalidades Encruzilhadas: Paulo Nazareth e Cadernos da África”. Rio de Janeiro: Editora Cobogo, 2024.
RANCIÈRE, Jacques. “A Partilha do Sensível: Estética e Política”. São Paulo: Editora 34, 2005
Santos, Laymert Garcia dos, “Becoming Other to Be Oneself: Francis Alÿs Inside the Borderline”. In Godfrey, Mark; Biesenbach, Klaus; Greenberg, Kerryn (eds.) Francis Alÿs: A Story of Deception, London, Tate Publishing, 2010, pp. 188-189.
SHEIKH, Simon, (ed.) “In the Place of the Public Sphere”. Berlin: B. Books, 2005.
A disciplina está estruturada em 3 partes: A primeira de fundamentação teórica sobre Arte Contextual , Espaço Público , Esfera Pública , Território e os contextos culturais , políticos , decoloniais e ecológicos envolvidos nas práticas estéticas e artistas analisados.
A segunda parte tratará dos paradigmas da arte pública contemporânea : arte no espaço público, arte no interesse público e arte como espaço público através das práticas do caminhar como prática estética em uma perspectiva histórica.
A terceira parte da disciplina abordará manifestações estéticas de artistas selecionados cujas performances ativaram conteúdos políticos, culturais e decoloniais .
O conteúdo programático será desenvolvido através :
1- Aulas Teóricas Expositivas, Leituras da bibliografia de referência e debates em sala de aula.
2- Seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina
3- Análise de obras artísticas pertinentes ao conteúdo da disciplina
4- Trabalho Final ( monografia com tema relacionado ao seminário realizado).