Movimento, Ação e Gesto
SubtítuloA Observação como Prática em Mímesis Corpórea
AC200 - B
Local fora do campus: Sede do LUME (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo. Próximo à Moradia Estudantil da UNICAMP)
Frequência (mínimo de 75%) e participação nas aulas.
Reflexão escrita.
Bibliografia básica inicial
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
COLLA, Ana Cristina; HIRSON, Raquel Scotti; FERRACINI, Renato. Entre cenas, memórias e estilhaços. Campinas: Editora da UNICAMP, 2022.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006.
FERRACINI, Renato; HIRSON, Raquel Scotti; COLLA, Ana Cristina. (org). Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2020.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis peformativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
A proposta da disciplina é o envolvimento em práticas de observação e em seus procedimentos pedagógicos e de criação, de modo a proporcionar um espaço no qual as pesquisas individuais possam ser experimentadas e compartilhadas sob o viés da mímesis corpórea, metodologia criada no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Unicamp.
A disciplina aborda procedimentos que nos conectam com camadas de percepção com potencial para alavancar observações de si, de espaços, coisas, figuras, seres, imagens, palavras; relacionando-nos às suas materialidades, invisibilidades e afetações. Um campo de formas abertas, uma espécie de materialidade invertida, na qual a observação está espraiada nos corpos e suas memórias, nas sensações, nas experiências, naquilo que não se vê e que, talvez, nem se possa nomear. Aproximações com pesquisas de campo.
Aulas práticas, contendo elementos do treinamento e procedimentos em mímesis corpórea.
Criação de mapas e diários de pesquisa.
Compartilhamento de pesquisas.
Compartilhamento de processos realizados em sala de aula.
Discussões sobre os princípios desenvolvidos.
Discussões sobre os textos propostos para leitura.
Roupas adequadas à prática de exercícios físicos.