Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Processos de ensino e aprendizagem musical de alunos com deficiência

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala A definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Vilson Zattera

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário; e c) trabalho final escrito.

Bibliografia

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva- tecnologia e educação, 2017.

BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music,1993.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 28 de abril de 2024.

HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs- a label-free approach. New York: Oxford University Press, 2011.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

SANTOS, A.; FORNARI, J; ZATTERA, V.; MENDES, A. A study on the use of ICT as a tool in music education of students with visual impairment. 26 Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais. Belo Horizonte, 2016.

SANTOS JR., Francisco D.; BARONE, Dante C.; WIVES, Leandro K.; KUHN, Igor. Inteligência Artificial e Educação Especial: desafios éticos. 8 Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e 8 Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE). Anais. Porto Alegre, 2019.

SANTOS, Silvana; SILVA, Cláudio; CARVALHO, Ianan; CASTILHO, Luciane; MEROTO, Monique. A arte da personalização do ensino: a Inteligência Artificial nos palcos da educação especial. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.17, n.2, p. 01-17, 2024.

SONZA, Andréa P. (org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. Bento Gonçalves: [s.n.], 2013.

ZANETI, Karen I. S. S.; MENDES, Adriana N. A.. A música na sala de aula inclusiva do primeiro ciclo do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba - SP: a formação do professor de Artes. 27 Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais. Campinas, 2017.

Conteúdo

Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de deficiência. Serão priorizados recursos para o trabalho com a pessoa com deficiência visual. Haverá um percentual extensionista com interação com escolas públicas. 

Conteúdos específicos:

- Unidade I- Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência:  deficiência, sociedade e inclusão; processo de aprendizagem musical da pessoa com deficiência; Educação Especial e Educação Inclusiva; estudo e discussão sobre metodologias, estratégias e práticas aplicadas ao ensino e aprendizagem de Música, com ênfase na deficiência visual;

- Unidade II- Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: Lei Brasileira da Inclusão; Atendimento Educacional Especializado (AEE) para as diversas deficiências; sala de recursos multifuncionais. 

-Unidade III- Escola inclusiva: acessibilidade recíproca; multissensorialidade; audiodescrição; jogos para a educação musical inclusiva escolar.

- Unidade IV- Tecnologia assistiva e recursos de suporte à pessoa com deficiência visual: tecnologias disponíveis para pessoas com deficiência visual como  musicografia Braille, leitores de tela, software de manipulação de áudio e midi (Reaper); recursos computacionais usados na Educação Musical de pessoas com deficiência auditiva/surdas e com problemas de psicomotricidade; Inteligência Artificial e Educação Especial.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados. Além disso, faremos 2 ou 3 aulas prático-teóricas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, onde iremos conhecer as tecnologias de acessibilidade e metodologias empregadas no atendimento aos alunos com deficiência. 

Observação

Será oferecida a disciplina da graduação "AX002- Tópicos Especiais em Práticas de Extensão em Música" em acompanhamento à disciplina da pós-graduação "MS108- Tópicos Especiais em Educação Musical". Os estudantes de graduação farão contato com as escolas de educação básica parceiras da Proposta de Ação de Extensão da Pós-Graduação "Dando visibilidade aos invisibilizados: construindo acessibilidade para deficientes visuais através da música".

-->